Hyundai e Giorgetto Giugiaro recuperam “concept” de 1974

Pony Coupé apresentado em Turin viria ser o primeiro modelo de raiz do construtor sul-coreano.


Corria o ano de 1974 quando uma quase desconhecida nova marca de automóveis apareceu aos olhos europeus, no Salão de Turin, através de uma nova criação de Giorgetto Giugiaro. Apresentava-se como Hyundai e pretendia vir a ser o primeiro automóvel de raiz do fabricante sul-coreano.

Tendo a Hyundai Motor Company sido criada a 29 de Dezembro de 1967 – a empresa sul-coreana já era líder no desenvolvimento de soluções de engenharia para as mais diversas indústrias, mas só então entrou o mundo automóvel –, a sua produção inicial assentou no fabrico, sob licença da Ford, do Cortina.

Os sonhos do fundador da marca, Chung Ju-Yung, eram, porém, maiores: queria um modelo “seu”.

Veio à Europa e aqui contratou alguns dos melhores engenheiros da indústria automóvel britânica. Na Italdesign, onde então trabalhava um jovem designer, Giorgetto Giugiaro, encontrou quem desse forma ao seu projecto.

Foram essas as bases do “concept” Pony Coupé, que depois haveria de dar origem ao Pony de série, lançado em 1975, ainda sem motor próprio, mas sim com uma unidade motriz de origem Mitsubishi.

Agora, passado quase meio século, a Hyundai e o GFG Style – a empresa de Giorgetto Giugiaro e do seu filho Fabrizio – decidiram conjugar esforços e reconstruir o Pony Coupé Concept, um marco na história da marca sul-coreana e não só, uma vez que foi o mesmo protótipo que serviu de base à criação do imortal DeLoren DMC, que todos se lembram do filme “Regresso ao Futuro”.

Hoje com 84 anos, Giorgetto Giugiaro mostra-se entusiasmado com o projecto:

“Desenhei o Hyundai Pony quando ainda era um jovem designer, no início da minha carreira. Senti muito orgulho por estar encarregado de criar um veículo para uma empresa e um país que pretendia entrar num mercado global altamente competitivo. Agora, estou profundamente honrado por a Hyundai me ter pedido para reconstruí-lo para a posteridade, como uma celebração da herança da marca”, afirmou Giorgetto Giugiaro.




Fotos: Hyundai Media 

Hyundai e Giorgetto Giugiaro recuperam “concept” de 1974 Hyundai e Giorgetto Giugiaro recuperam “concept” de 1974 Reviewed by Auto Vintage on 25.11.22 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.