250Km do Estoril decididos ao sprint

Lars Rolner-Patrick Simon (Porsche 911 3.0 RS) venceram com um segundo de vantagem.


Ao fim de duas horas de corrida, não mais do que 1,048 segundos! Foi essa a diferença entre primeiros e segundos nos 250Km do Estoril, na corrida do Historic Endurance. Mesmo com uma ida à gravilha (captada pelo nosso Rui Correia), a dupla Lars Rolner-Patrick Simon levou o Porsche 911 3.0 RS a nova vitória.

A supremacia do Porsche nº 61 começou na sessão de qualificação. No entanto, logo ali ficou claro que desta vez o Porsche com a cores da Martini Racing ia ter oposição à altura. O melhor dos H-1976 bateu por apenas 0,3 segundos o Ginetta G4R dos dinamarqueses Palle Pedersen-Nicolai Kjaergaard, que seriam os mais fortes rivais dos futuros vencedores.

Depois da tradicional partida ao “estilo Le Mans”, no final da tarde de um sábado de condições meteorológicas instáveis, Lars Rolner-Patrick Simon foram para a frente da corrida, perseguidos por Paul Daniels-Markus Palttala (Porsche 911 2.8 RSR) e por Pedro Bastos Rezende (Porsche 911 3.0 RS).

Mas, à quinta volta dava-se um imprevisto, quando o primeiro classificado teve uma saída de pista, seguida de uma incursão pela gravilha.

O Porsche perdeu, então, imensas posições, mas continuou em prova, ao contrário de Bastos Rezende, que se viu forçado a abandonar duas voltas mais tarde.

Paul Daniels-Markus Palttala assumiram a liderança, posição que mantiveram por dez voltas, perdendo o primeiro posto aquando da ida às boxes, primeiro para o Lotus Elan 26 R de Carlos Barbot-Diogo Matos e, mais tarde, para o Ginetta de Pedersen-Kjaergaard. 

Passava pouco mais de metade da corrida, quando já começava a escurecer no Estoril, quando Mário Meireles-Vasco Nina (Porsche 911 3.0 RS) foram para a cabeça do pelotão, posição que iriam manter por sete voltas até serem ultrapassados por Lars Rolner-Patrick Simon, que vinham dispostos a vencer novamente em Portugal com o carro preparado pela internacional Scuderia GT. 

Contudo, a 13 voltas do término, após um turno intermédio a ritmo muito forte, o pequeno Ginetta da dupla dinamarquesa haveria de assumir a primeira posição, para a perder novamente para o Porsche nórdico.

No final, no meio do muito tráfego, os dois carros lutaram pela vitória, com Patrick Simon a marcar a melhor volta da corrida a dez minutos do fim e a cortar a linha de meta, ao fim de duas horas de corrida, com pouco mais do que um segundo de avanço para o Ginetta. 

Paul Daniels-Markus Palttala foram os terceiros classificados, à frente da primeira senhora, Annete Rolner, que voltou a tripular o seu inconfundível Porsche 911 3.0 RS cor-de-rosa, partilhado com o ex-campeão de carros de Turismo belga Pierre-Alain Thibaut.

Mário Meireles e Vasco Nina, os últimos a terminarem na mesma volta dos vencedores, foram os quintos classificados na corrida, e quartos entre os H-1976, terminando como os portugueses melhor classificados, reforçando o fortíssimo final de temporada que tiveram os Porsche 911 3.0 RS preparados pela Garagem Aurora.









Fotos: Rui Correia

250Km do Estoril decididos ao sprint 250Km do Estoril decididos ao sprint Reviewed by Auto Vintage on 21.11.22 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.