Semana de Monterey: a festa já está na rua


Milhões dos leilões (e não só…) começam a movimentar-se depois de amanhã.


Culminando, no próximo domingo, com mais uma edição do Concurso de Elegância de Pebble Beach, já começou o programa da Semana de Monterey. Depois de amanhã arrancam os leilões, que prometem movimentar muitos milhões. Isto para não falar nas vendas privadas…

A imagem que acompanha estas linhas é a da consagração como “Best of Show”, em 2016, do Lancia Astura Tipo Bocca Cabriolet, com carroçaria desenhada por Pinin Farina em 1936.

Não se pense, porém, que surge aqui para evocar o Concurso de Elegância, que é, como dissemos, o ponto alto da Semana de Monterey e que encerra o programa, no próximo domingo.

O automóvel que então deu a consagração ao coleccionador Richard Mattei aparece aqui pelo facto de marcar presença em Monterey, levado pela Gooding & Company… para venda privada.

Sem preço anunciado (havendo, como referência, um outro Astura Tipo Bocca no catálogo da RM/Sotheby’s, que vai a leilão com um valor estimado entre 15 e dois milhões de dólares), este singular exemplar de um Lancia, que foi propriedade, durante uma década, do músico Eric Clapton, poderá representar uma das maiores vendas de Monterey, sem que faça parte dos cinco catálogos de leilões, onde não faltam modelos de milhões.

A oferta este ano é de tal qualidade que um site especializado norte-americano escrevia há dias que não há muito tempo se destacavam os modelos com valor potencial de um milhão de dólares (este ano são 150), sendo que “agora limitamos-nos a mostrar os de valor superior a quatro milhões, ou seja, meia centena de automóveis”.

Monterey, entretanto, não é só animada pelos leilões. A tradicional reunião Porsche Monterey Classic iniciou-se ontem (juntando, em exposição, mais de 300 modelos). A feira de automobilia também se iniciou ontem e a partir de hoje sucedem-se eventos como as corridas em Laguna Seca, diversas exposições (como a Legends of Autoban, Exotics of Broadway ou o Concorso Italiano), palestras e, depois de amanhã, um dos momentos mais interessantes para quem não quer pagar os (caros) bilhetes: a Pebble Beache Tour d’Elegance.

É esse o evento que leva até à estrada, ao longo de um percurso de aproximadamente 27 quilómetros, todos os inscritos no Concurso de Elegância, que este ano são uma centena e meia.

Efectuar todo o percurso a rolar pelos seus próprios meios é condição obrigatória para ser admitido nos relvados da Elegância.


Foto: Pebble Beach Concours 

Semana de Monterey: a festa já está na rua Semana de Monterey: a festa já está na rua Reviewed by Auto Vintage on 16.8.22 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.