Quando o que é exótico é sinónimo de muito dinheiro


Hispano-Suiza H6C Torpedo com carroçaria em madeira vendido por 9,2 milhões de dólares.


Para terminar o olhar sobre os leilões de Monterey, falamos hoje de modelos exóticos, que foram sinónimo de muito dinheiro. Dos modelos ligados ao filme “Cars”, a um eléctrico de 1914 e culminando no Hispano-Suiza H6C Torpedo, com carroçaria toda feita em madeira, vendido por mais de nove milhões de dólares.

Conhecido popularmente como o Hipano-Suiza “Tullipwood, na realidade o modelo de 1924 tem a sua carroçaria construída em madeira de mogno.

Seguindo um desenho de Henri Chasseriaux e construído pelo fabricante de aviões Nieuport-Astra, finas pranchas de madeira, de não mais do que três milímetros de espessura, serviram para realizar o sonho do francês André Dubonnet, herdeiro da fortuna com o seu apelido, que ficou conhecido como inventor, atleta, aviador e… pilotos de automóveis.

Dubonnet desejava uma carroçaria o mais leve possível para o seu Hispano-Suiza e de facto o H6C Torpedo acabou por ficar com uma carroçaria que não pesa mais do que 75 quilos.

Tendo participado na Targa Florio de 1924 – terminando em sexto – e em mais algumas provas, o singular Hispano-Suiza foi depois adaptado a automóvel de estrada, configuração em que se encontra actualmente e que lhe valeu em leilão, comissões incluídas, o valor de 9,2 milhões de dólares.

Tendo sido o mais valioso, não foi o único modelo fora do comum a ser vendido em Monterey.

Ainda tendo a madeira como material dominante, destacou-se a venda de uma Lancia Aurelia B53 Giardinetta, de 1952 – criação de Viotti –, que foi vendida por 390 mil dólares, valor 140% superior ao da estimativa antes do leilão.

Muito valor também renderam os automóveis ligados ao filme “Cars”: o Hudson Hornet Two Door Coupe, de 1951, (replicando o Doc Hudson do filme da Pixar), que foi vendido por 168.000 dólares e, especialmente, o já famoso Porsche 911 Sally Special.

Modelo único, criado pelo departamento de pedidos especiais da Porsche – replicando a figura de “Sally Carrera” –, este 996 acabou or ser arrematado por 3,6 milhões de dólares, montante que foi entregue à organização sem fins lucrativos Girls Inc. e ao ACNUR.

Já agora, para terminar a viagem pelos exóticos de Monterey, falemos sobre um modelo que, estando hoje na moda, ao tempo da sua construção era uma raridade: o Detroit Electric 47 Brougham, de 1914.

Partindo, pela mão da Bonham’s, com um preço estimado entre os 30 e os 40 mil dólares, acabou por ser disputado por dois licitadores, subindo até ao preço final de 140 mil dólares.

Um preço elevado para um eléctrico… dos dias de hoje.


Foto: RM/Sotheby’s 

Quando o que é exótico é sinónimo de muito dinheiro Quando o que é exótico é sinónimo de muito dinheiro Reviewed by Auto Vintage on 26.8.22 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.