Os quatro “ases de trunfo” dos leilões de Monterey

Somatório do quarteto de valor mais elevado pode ultrapassar os 60 milhões de dólares.

Um Ferrari 410 Sport Spider Scaglietti, um Bugatti Type 57SC Atalante, um Mercedes-Benz 540 K Special Roadster e um Talbot-Lago T150-C SS Teardrop Coupe by Figoni et Falaschi (na imagem). São estes os quatro automóveis de valor mais elevado nos cinco leilões de Monterey. Se atingirem o valor máximo estimado, no somatório ultrapassarão os 60 milhões de dólares.

No início da próxima semana já se saberão as respostas às muitas questões sobre os leilões de Monterey deste ano.

Será que foi ultrapassado o recorde de 2015, ano em que no total se movimentaram 395 milhões de dólares?

Será que se confirmam os sinais do primeiro semestre deste ano, em que os leilões em sala cresceram 53% e os online 69%?

E como se comportarão os quatro modelos de valor estimado mais elevado, aos quais começámos por chamar “ases de trunfo”? Encontrarão comprador, apesar dos seus preços elevados?

Levado ao palco pela RM/Sotheby’s, o Ferrari 410 Sport Spider, com carroçaria Scaglietti, fabricado em 1955, está avaliado entre 25 e 30 milhões de euros, valor que se “compreende” quando se diz que só dois exemplares foram fabricados e este foi conduzido em competição por Carroll Shelby e por… Juan Manuel Fangio.

Segundo na lista dos mais valiosos, neste caso a vedeta do catálogo da Gooding & Company, é o Bugatti Type 57SC Atalante, de 1937, imaculadamente restaurado e avaliado entre 10 e 12 milhões de dólares.

Quase o mesmo valor é em quanto a RM/Sotheby’s avalia o Mercedes-Benz 540 K Special Roadster, que saiu das instalações da Sindelfingen directamente para Kabul, onde foi entregue ao seu primeiro proprietário, o rei do Afeganistão, como contámos há dois dias.

Completa o “poker de ases” o Talbot-Lago T150-C SS Teardrop Coupé, concluído pela Figoni et Falaschi em 1938, numa série que só teve 11 exemplares. O facto deste modelo ter sido o único desses 11 a ter sido construído para a competição, tem na sua história, entre outros atributos, o facto de ter corrido as 24 de Le Mans de 1939. Daí que quem o vende não espere menos do que entre 9 e 11 milhões de dólares.

Os dados estão lançados… Resta saber se haverá compradores para fazer apostas tão elevadas.


Foto: RM/Sotheby’s

Os quatro “ases de trunfo” dos leilões de Monterey Os quatro “ases de trunfo” dos leilões de Monterey Reviewed by Auto Vintage on 19.8.22 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.