1000 Alpine vão reunir-se no centenário de Jean Rédélé


Encontro marcado para o final do mês em Dieppe.


Se fosse vivo, Jean Rédélé, o fundador da Alpine, faria 100 anos no próximo dia 17. Para comemorar o centenário, o fabricante, em conjunto com o principais clubes dedicados à marca, promovem em Dieppe um encontro de 1.000 exemplares dos Alpine.

Será nos dias 28 e 29 de Maio que os fãs dos Alpine se reunirão em Dieppe (na Alta Normandia, em França) para comemorar o 100º aniversário de Jean Rédélé.
Como dissemos, 1.000 Alpine são esperados, sendo que até ao momento já se inscreveram mais de 750.

Esta será a principal homenagem ao seu fundador da Alpine, nascido a 17 de Maio de 1922 e falecido a 10 de Agosto de 2007.

No início dos anos 50, Rédélé, então mais jovem concessionário da Renault em França, estreou-se em competição no Rali Dieppe-Rouen, com um Renault 4CV. Venceu e decidiu continuar, vindo a somar vários triunfos, o mais importante deles na Coupe des Alpes de 1954.

Radica aí o nome Alpine, marca criada em 1955, tendo como primeiro modelo o A106 e no A110 o mais conhecido e ganhador, uma vez que foi com este modelo que a marca chegou ao título europeu e ao triunfo, em 1973, no primeiro Campeonato do Mundo de Ralis-Marcas.

Alguns dos pilotos que contribuíram para esses êxitos marcarão presença em Dieppe no final deste mês.

Entre outros, lá estarão Bernard Darniche, Bob Neyret, Jean-Pierre Nicolas, Alain Serpaggi, Guy Fréquelin e a co-piloto “Biche”.

Para a realização deste evento foi criada uma nova entidade, a IDÉA (Initiative Dieppe Événements Alpine), que reúne a Association des Anciens Alpine (AAA), o Club Alpine Dieppe (CAD) e o Club Alpine Usine de Dieppe (CAUD).

A Alpine vai dar o seu contributo para este grande festival aberto ao público com a presença de um Alpine A522 (F1) e a apresentação de um novo A110, numa versão completamente nova, com uma pintura especial.


Foto: Renault Media 

1000 Alpine vão reunir-se no centenário de Jean Rédélé 1000 Alpine vão reunir-se no centenário de Jean Rédélé Reviewed by Auto Vintage on 3.5.22 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.