O regresso em glória de um Targa “especial”


Porsche recuperou o modelo à escala 1/5, criado há mais de 50 anos.


Há mais de 50 anos, quando as impressoras 3D nem na ficção existiam, criar uma miniatura perfeita, à escala 1/5, não era para qualquer um. Por encomenda da própria Porsche, Elmar Roßmayer construiu o modelo do Targa original, que agora foi restaurado e pode ser visto no museu da marca, em Estugarda.

Para quem segue mais de perto a história da Porsche é fácil identificar o modelo criado em 1968 por Elmar Roßmayer. É ele que aparece na imagem (no fundo destas linhas) em que aparece o criador da Porsche Design, Ferdinand Alexander “Butzi” Porsche, junto ao modelo do Targa.

Hoje com 80 e alguns anos, Elmar Roßmayer foi descoberto por um membro da família Porsche, quando viu, no Yacht Clube de Württembergischer, uma imaculada miniatura de um navio, assinada por Roßmayer.

Dias depois, Roßmayer, serralheiro de profissão, recebeu um telefonema da sede da Porsche perguntando-lhe se estaria disponível para criar miniaturas de modelos automóvel.

Começou por construir um Porsche 911 Coupé e logo de seguida recebeu a encomenda de fabricar uma réplica da novidade da marca, o Targa.

Feito integralmente à mão, fundindo, torneando, fresando, furando e limando, Elmar Roßmayer deu por concluída a sua obra após 1.257,75 horas de trabalho. Foi esse, pelo menos, o tempo que debitou à Porsche, que lhe pagou 10 marcos por hora…

O desafio de construir o Targa foi bem maior do que o Coupé, uma vez que esta encomenda exigia-lhe que apresentasse o modelo com o interior completo, o típico tecto removível do Targa e uma soft-window também removível e (o que para o construtor foi o mais difícil de realizar) com as distintivas jantes Fuchs.

Tendo começado por esculpir, em madeira de tília, uma carroçaria do Targa, Roßmayer fez depois um molde negativo, para depois fazer o positivo em resina.

Os detalhes, naturalmente, foram a maior “dor de cabeça”: “Usei o perfil de uma sola de sapato para recriar a estrutura padronizada na parte inferior do painel de instrumentos”, diz

Elmar Roßmayer.

Ainda no interior, as palas de sol podem ser movidas e os bancos podem ser ajustados na sua posição. “Os cinco instrumentos, redondos, têm escalas legíveis. Eu simplesmente os fotografei e depois os reduzi ao tamanho exacto. Os cinco estão protegidos com escamas de vidro”, acrescenta Roßmayer.

Perdido durante anos – o modelo tinha sido enviado para a oficina de Roßmayer, para algumas reparações, e por lá ficou – foi o próprio criador quem contactou a Porsche, dizendo querem devolver a preciosidade.

Devidamente restaurado, é agora uma das estrelas da exposição “50 Anos de Porsche Design”, patente no Porsche Museum, em Estugarda.




Fotos: Porsche Newsroom 

O regresso em glória de um Targa “especial” O regresso em glória de um Targa “especial” Reviewed by Auto Vintage on 27.4.22 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.