Maserati A6 1500: 75 anos do primeiro GT da história

Primeiro “stradale” da marca italiana foi apresentado no Salão de Genebra de 1947.

Por estes dias, data após data, há muitos modelos míticos a cumprirem mais um aniversário. É esse o resultado de muitas das icónicas peças da História do Automóvel terem feito a sua estreia no Salão de Genebra, tradicionalmente no mês de Março. Assim aconteceu em 1947, quando a Maserati apresentou o seu primeiro “stradale”, o A6 1500, considerado o primeiro Gran Turismo da história.

Fundada em Bolonha, em 1914, a Officine Alfieri Maserati – criada pelos irmãos Alfieri, Ettore e Ernesto Maserati – começou por se dedicar ao fabrico de velas-auto e promover transformações de modelos de outras marcas.

O primeiro modelo Maserati – já com o célebre emblema do Tridente de Neptuno, desenhado pelo também irmão Mario Maserati – surgiu apenas em 1926.

Tratou-se do Tipo 26, viatura de recorde, que rodou 10 quilómetros à média de 246km/h, recorde que permaneceu imbatível por uma década.

Falecendo Alfieiri em 1932 e entrando na companhia o irmão mais novo, Bindo, os irmãos acabaram por vender a empresa a Adolfo Orsi, continuando, todavia, a trabalhar para a marca.

Dedicando-se à competição, em 1939 a Maserati conquistou a sua primeira coroa de glória, ao levar o seu 8CTF, com Wilbur Shaw ao volante, à vitória nas 500 Milhas de Indianapolis de 1939.

O eclodir da II Guerra Mundial travou a produção automóvel e a Maserati voltou a produzir velas (e baterias), apenas regressando em 1947, precisamente com o automóvel que faz hoje 75 anos, o A6 1500. 

Com carroçaria desenhada por Pinin Farina, tendo por base um chassis tubular, o primeiro GT apresentava diversas soluções inovadoras como um capot que podia ser aberto para um lado ou para o outro da carroçaria (ou mesmo removido, caso fosse necessário).

Como alma de todo o conjunto, a Maserati apresentou um motor de seis cilindros, alimentado por um carburador Weber 36DCR, que atingia a potência máxima de 65 cavalos, que lhe permitiam alcançar os 150km/h de velocidade máxima.

Tal foi o êxito conseguido com a exposição em Genebra, que nos dias seguintes foi iniciado em Itália o fabrico do veículo de série, que se manteve em produção (com melhoramentos estéticos em 1948) até ao final de 1950.

Nessa altura já tinham sido vendidas 58 unidades do A6 1500 e, mais importante, estava criada a imagem de um novo fabricante de viaturas de Gran Turismo.


Foto: Maserati Media

Maserati A6 1500: 75 anos do primeiro GT da história Maserati A6 1500: 75 anos do primeiro GT da história Reviewed by Auto Vintage on 15.3.22 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.