Leilões de Paris: um adia… outros não


Artcurial muda a data (para coincidir com a Retromobile). Bonhams e RM/Sotheby’s mantém vendas em Fevereiro.

Dos três leilões inicialmente previstos para coincidir com a próxima edição da Retromobile, apenas um – o da Artcurial – muda a sua data, para continuar a decorrer em paralelo com o certame, que, como noticiámos, apenas terá lugar em Março. Ao contrário, Bonhams e RM/Sotheby’s optaram por manter os seus leilões no início de Fevereiro.

Com excelentes catálogos, o que é hábito aquando da Retromobile, as três leiloeiras acabaram por seguir caminhos diferentes.

A Artcurial – na verdade, aquela que realiza o leilão “oficial” da Retromobile – anunciou de imediato a nova data para a sua venda: de 18 a 20 de Março.

Como estrelas do catálogo continuarão a estar o Gordini Type 188, que foi guiado nas 24 Horas de Le Mans de 1950 pela fabulosa dupla Juan Manuel Fangio-José Forilán Gozález, e as colecções Bandini, Bruno Lafourcade e Lempereur.

Muitos milhões em catálogo, que poderão ser mais do que os da venda da Bonhams, que mantém agendada para o dia 3 de Fevereiro, passando a ter como paco o Grand Palais Éphémère.

Por ali passarão 120 automóveis, com destaque para o Porsche 904 GTS, de que aqui falámos há dias, para um rico conjunto de modelos da Bugatti – do 57C conhecido com “Le Patron”, por ter sido o automóvel pessoal de Ettore Bugatti, ao recente (1996) EB110 GT Coupé – passando por um raro Mercedes-Benz 380 K Cabriolet A ou um Invicta 41/2 Litre S-Type Low Chassis Sports “Sentinel”.

Mantendo a data do seu leilão (2 de Fevereiro) mas também obrigada a mudar o local, a RM/Sotheby’s fará a exposição dos automóveis em venda na Place Vendôme (ao contrário do local inicialmente previsto, na Place Vauban), decorrendo o leilão nas instalações da leiloeira em Paris, na Rue Faubourg Saint-Honoré.

Com 58 automóveis em catálogo, o destaque quase integral vai para a segunda parte da venda da Colecção Petitjean, desta vez reservada a um conjunto 28 modelos da Ferrari, vendidos sem preço de reserva e que, segundo o valor estimado, de automóveis que poderão ser vendidos por 35 mil euros (um Dino 208 GT4, um 400i, um GTB Turbo e um Mondial 3.2 Cabriolet) até um 288 GTO, de 1985, avaliado entre 2,4 e 2,6 milhões de euros (valor superado por um F50, que não faz parte da colecção).


Foto: RM/Sotheby’s

Leilões de Paris: um adia… outros não Leilões de Paris: um adia… outros não Reviewed by Auto Vintage on 12.1.22 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.