Corridas “aquáticas” a terminar a época


Derradeira jornada dos “Nacionais” marcada pela chuva.

As seis corridas dos Campeonatos Nacionais de Velocidade reservados a automóveis de outros tempos – Clássicos, Clássicos de menos de 1300 e Legends – ficaram marcadas pela água. Pela chuva ou, no mínimo, pelos lençóis de água que cobriam o asfalto do Autódromo Internacional do Algarve, mesmo quando a pluviosidade não se fazia sentir.

Nos Clássicos de maior cilindrada a primeira corrida terminou com a vitória de Francisco Mora, em Porsche 911 RSR, apesar de também ele não ter evitado um pião, provocado pela água na pista. O resultado final começou a desenhar-se quando João Macedo Silva, detentor da “pole” e primeiro líder, começou a poupar o único jogo de pneus de chuva que tinha para as duas corridas do fim-de-semana.

Uma opção que se mostrou vantajosa para Macedo Silva, uma vez que Mora não se encontrava inscrito no Campeonato e, como tal, não roubava pontos ao seu “companheiro” nos Porsche preparados na Garagem Aurora.

Diferente viria a ser a segunda corrida, com Macedo Silva a colocar o 911 RSR na frente, ganhando vantagem significativa, vindo ainda a beneficiar do abandono de Mora, à sexta volta.

Mesmo assim, todos os que continuavam em pista não terminaram a corrida sem que a chuva fizesse a sua aparição, mas isso numa altura em que o líder já detinha uma ampla vantagem, terminando com 1m 03s de vantagem para Joaquim Jorge (segundo) e António Soares (terceiro), ambos em Ford Escort, que terminaram ao “sprint”, separados por menos de um segundo.

Diferente foi a história dos menos de 1300, com Paulo Mendes a vencer as duas corridas.

Numa grelha que junta os Clássicos e os Legends de cilindrada inferior, o piloto do Starlet venceu por duas vezes, a primeira dominando em toda a linha, deixando na segunda posição o seu irmão Luís Mendes, em Citroën AX, tendo sido o primeiro dos Clássicos Tiago Fino Vitorino, em Mini 1275 GT.

Com o mesmo resultado final em termos de primeiro e segundo classificados, a segunda corrida foi “dantesca”, não só pelo regresso da chuva como pelo cair da noite (a hora tinha mudado nessa madrugada).

Entre os Clássicos, desta feita o primeiro (terceiro da Geral) foi João Braga, no seu Datsun 1200.

Por fim, na grelha reservada aos Legends e aos inscritos no Super-Trophy, o fim-de-semana foi sinónimos de… Volvo.

Na primeira corrida, no sábado, Hélder Moura e Gonçalo Monteiro, ambos em Volvo S60, foram os que melhor “navegaram” numa pista cheia de água. Terminaram, por aquela ordem, separados por oito segundos, à frente do BMW M3 de Paulo Vieira, o primeiro dos Legends.

Quarto na primeira corrida, Nuno Figueiredo e a sua Volvo 850 T State iniciaram a corrida a todo o gás e terminaram com a vitória, desta feita com três Legends no pódio: Rui Garcia, em BMW 635 CSi, em segundo, e António Barros, em BMW M3, em terceiro.


Foto: FPAK 

Corridas “aquáticas” a terminar a época Corridas “aquáticas” a terminar a época Reviewed by Auto Vintage on 3.11.21 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.