As efemérides de Moss no G. P. de Portugal

 


Britânico venceu (faz hoje anos) em Monsanto, um ano depois de ter triunfado na Boavista.


O falecido Sir Stirling Moss foi, sem dúvida, um dos melhores pilotos de todos os tempos. Aquele a quem muitos chamaram “o rei sem coroa”, ele que nunca foi campeão do Mundo, teve em Portugal alguns dos seus melhores momentos. Assim aconteceu, em Monsanto, faz hoje 62 anos.

Aquele dia 23 de Agosto de 1959 foi a primeira vez que os pilotos de Fórmula 1 disputaram um Grande Prémio na pista de Monsanto.

Moss, ao volante de Cooper-Climax, tinha realizado o melhor tempo dos treinos e foi o único a cumprir 62 voltas ao traçado de 5,44km, deixando o segundo classificado, Masten Gregory, (também num Cooper-Climax, e o terceiro, Dan Gurney, em Ferrari, a uma volta.

Antepenúltima prova do Campeonato do Mundo desse ano, o resultado não foi suficiente para levar Moss ao título – nesse ano o campeão foi Jackie Brabham – como já não tinha chegado no ano anterior (neste caso, faz amanhã 63 anos) o outro triunfo em Portugal, na circunstância no Circuito da Boavista.

Dessa outra efeméride, para além do registo da vitória, regista-se a história de desportivismo de Moss, quando este ilibou Mike Hawthorn da acusação (verdadeira) de que este tinha circulado em sentido contrário ao da corrida, o que implicaria a sua desclassificação.

No final da época, Hawthorn sagrou-se campeão… com um ponto de vantagem sobre Moss.

A carreira de Stirling Moss na Fórmula 1 terminaria – interrompida por um brutal acidente, em 1962 – com quatro vice-campeonatos e três terceiros lugares, resultado de 16 vitórias em 66 Grandes Prémios disputados, que o mesmo é dizer que nunca nenhum outro piloto ganhou tantas provas sem nunca ter sido campeão.

As efemérides de Moss no G. P. de Portugal As efemérides de Moss no G. P. de Portugal Reviewed by Auto Vintage on 23.8.21 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.