Uma “Pérola Branca” que foi de Jean Todt


Peugeot 205 Turbo T16 é a vedeta do leilão da Aguttes.

Reza a história que foi Jean Todt (hoje presidente da FIA), então responsável pela Peugeot-Talbot Sport, quem idealizou o 205 Turbo T16, o Grupo B que viria a ser campeão do Mundo de Ralis em 1985 e 1986. Uma das 200 unidades de estrada, fabricadas para permitir a homologação, ficou para ele. Agora vai ser leiloada, pela Aguttes.

Não sendo a capa do catálogo do leilão francês, que tem lugar este domingo – esse papel ficou para um BMW 503 Serie II Coupé, avaliado entre 150 e 200 mil euros – é certo que é para o Peugeot de Grupo B que se voltam todos os olhares.

Aquando da criação da arma do construtor francês para o Mundial de Ralis, a Peugeot fabricou um total de 219 unidades daquele que viria a ser um automóvel mítico.

40 ficaram para a própria Peugeot, para os utilizar em competição, 50 foram destinados a clientes que os mandaram preparar para competir e os restantes foram vendidos na sua versão de estrada, com cerca de 200 cavalos, cerca de metade das máquinas de fábrica, embora o carro de Todt estivesse "apimentado", com mais cerca de 30 cavalos.

Os “street legal” foram quase todos pintados em cinza Winchester. “Quase” pois conhecemos um, que há anos veio para Portugal, pintado de origem em branco Pininfarina (a pedido do cidadão árabe que o encomendou originalmente) e quatro em branco pérola.

Ora é um “branco pérola” que vai agora a leilão, uma vez que esse quarteto foi destinado inicialmente a Jean Todt, a Jean Boillot (à época, presidente da Peugeot), ao piloto francês Didier Pironi e a André Cortanze (então director técnico da marca).

Tendo sido vendido, há uns anos, por Jean Todt a um engenheiro da marca de Sochaux, chega agora a leilão com menos de 10 mil quilómetros, com um valor estimado entre os 300 e os 400 mil euros, valor que está em linha com os outros 205 Tubo T16 do “quarteto pérola” que foram vendidos anteriormente. 


Foto: Aguttes

Uma “Pérola Branca” que foi de Jean Todt Uma “Pérola Branca” que foi de Jean Todt Reviewed by Auto Vintage on 19.3.21 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.