Sir William Lyons apresentou o novo automóvel, em Genebra, a 15 de Março de 1961.
15 de Março de 1961. A Imprensa acreditada junto do Salão de Genebra foi convidada para um evento no Restaurant Hotel Parc des Eaux Vives. À sua espera estavam sir William Lyons, fundador da Jaguar, e um novo automóvel, o E-Type. Alguns dias depois, quando o viu pela primeira vez, Enzo Ferrari terá dito: "É o mais belo automóvel do mundo".
Foi grande o impacto causado pelo Jaguar E junto dos jornalistas presentes na apresentação, "chovendo" os pedidos para a realização de um teste dinâmico.
Sem automóveis disponíveis em Genebra – o modelo mostrado tinha chegado a Genebra, por estrada, 20 minutos antes do evento –, sir William Lyons, pediu a um dos seus pilotos de testes, Norman Dawis, que trouxesse da fábrica, em Coventry, Inglaterra, um outro exemplar.
Agora já não na forma Coupé, como o primeiro que foi mostrado, mas um descapotável.
Norman Dawis lançou-se à estrada e 11 horas depois estava em Genebra.
O E-Type iniciava uma carreira mítica, culminada, anos depois da sua produção ter terminado (1975), com a eleição como "Automóvel do Século", em várias votações realizadas na passagem do século XX para o XXI.
Num ano que, não fora a pandemia, seria marcado por múltiplas iniciativas de celebração dos 60 anos do modelos, a Jaguar tem como principal iniciativa para assinalar a efeméride o lançamento de seis pares de automóveis que replicam os modelos que marcaram a estreia em Genebra.
Estes modelos, segundo a marca, não fazem parte dos chamados “Continuation”, mas são os chamados “Reborn”, ou seja, originais devidamente restaurados, pela mão da Jaguar Classic.
Estas réplicas (na imagem) do “9600 HP” e o “77 RW” – denominações que correspondem às matrículas dos dois automóveis apresentados há 60 anos em Genebra – estão pintados em Opalescent Gunmetal Grey (o “9600 HP”, o primeiro a ser visto em Genebra) e em British Racing Green (para o “77 RW”).
Segundo foi agora anunciado pela Jaguar os 12 automóveis da chamada “E-Type 60 Collection” só serão entregues aos seis proprietários no Verão de 2022, no âmbito de um passeio que está a ser organizado e que ligará as duas cidades marcantes no nascimento do Jaguar E, Coventry e Genebra.
Foto: Jaguar Media
No comments: