Não faça isto em casa…


Casal sueco condenado a indemnizar Jaguar por ter feito réplica do C-Type.

Os que nos leem habitualmente sabem que várias marcas estão apostadas nas chamadas séries Continuation (na imagem), recuperando modelos míticos de há décadas. O que é menos conhecido é que, em simultâneo, começaram os processos judiciais contra os que fabricam réplicas não autorizadas.

A sentença é do final do ano passado mas só agora se tornou internacionalmente conhecida, quando os autores do “delito” lançaram uma campanha de crowdfunding, para tentar recorrer da decisão de 30 de Dezembro do Tribunal de Estocolmo.

Karl e Ann-Kristine Magnusson, hoje ambos com 68 anos, são um casal de suecos, de Gotemburgo, que em 2009, antevendo os seus tempos de reforma, decidiram empreender um projecto de criação de uma réplica do Jaguar C-Type.

Em 2015 deslocaram-se à Grã-Bretanha, onde se reuniram com Stuart Kilvington, ao tempo “Sales and Licensing Manager da Jaguar Land-Rover (JLR) Heritage” e, como tal, responsável pelas vendas e licenciamento do departamento de históricos da JLR.

Kilvington mostrou-se muito interessado no projecto sueco e, através de uma posterior troca de mails, forneceu ao casal sueco todos os esquemas necessários para construir a réplica.

Tudo parecia correr bem, até que Karl e Ann-Kristine Magnusson criaram uma sociedade para fabricar e comercializar os seus automóveis, tendo promovido uma reunião, em Janeiro de 2018, para apresentar a primeira unidade construída.

E é aqui que a história se altera.

Ao tomar conhecimento que o casal sueco não iria fabricar apenas uma unidade, mas várias, que se destinariam a serem comercializadas, a Jaguar Land-Rover avançou para os tribunais, reclamando que detinha os direitos exclusivos à fabricação do C-Type, tese que teve aceitação por parte da Justiça sueca.

De acordo com a sentença de 30 de Dezembro, que decretou que a fabricação do C-Type está protegida por copyright, foi determinada a destruição do C-Type construído assim como os Magnussem ficaram obrigados a pagar quase meio milhão de euros à Jaguar Land-Rover, pelos gastos que esta teve em advogados.

Sem dinheiro para recurso e, até, para pagar aquilo a que já foi condenado, o casal sueco lançou uma campanha (www.gofundme.com/f/support-appeal-to-save-the-replica-industry) para tentar angariar fundos e salvar a indústria internacional de réplicas de automóveis.


Foto: Media Jaguar 

Não faça isto em casa… Não faça isto em casa… Reviewed by Auto Vintage on 15.2.21 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.