Um dia (mais) importante na história do Monte Carlo



Primeira edição do rali faz hoje 110 anos… mas há outras efemérides.


Foi a 21 de Janeiro de 1911 que se realizou o Rallye Automobile International vers Monte Carlo. Assim se designou a primeira edição do que hoje conhecemos como Rallye de Monte-Carlo, cuja edição de 2021 se encontra na estrada. Mas, 21 de Janeiro, de outros anos, foi também um dia marcante na história da prova.

Recuando a 1911, foi nesse ano que, por iniciativa do Sport Automobile et Vélocipédique Monégasque (futuro Automobile Club de Monaco), cujo presidente de honra era o príncipe Alberto I, foi para a estrada uma concentração automobilística, com partida de seis cidades europeias: Paris, Bruxelas, Genève, Viena, Berlim e Boulogne sur Mer.

Dos 23 participantes apenas 15 chegariam ao Mónaco. Essa proeza, porém, não chegava para estabelecer a classificação final. Na realidade, o Rallye era uma mistura de prova desportiva com… um concurso de elegância, sendo declarado vencedor Henri Rougier, com um Turcat-Mery 25HP.

Volvidos 53 anos, também a 21 de Janeiro, mas de 1964, pela primeira vez o Rally Monte-Carlo teve como vencedor uma equipa tripulando… um Mini. Paddy Hopkirk-Henry Lindon levaram o pequeno Cooper S com o nº 37 ao que viria a ser o primeiro de três triunfos das máquinas britânicas (Makinen venceu em 1965 e Aaltonen em 1967).

Mas seria também a 21 de Janeiro, desta feita de 1966, que o Mini foi protagonista da maior “bronca” no Monte-Carlo. Foi nesse dia que os três Mini oficiais (e mais sete automóveis britânicos) foram desclassificados, por terem alinhado com lâmpadas não regulamentares. 

Um dia (mais) importante na história do Monte Carlo Um dia (mais) importante na história do Monte Carlo Reviewed by Auto Vintage on 21.1.21 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.