DeLorean DMC-12: o futuro há 40 anos

 


Há quatro décadas saia da fábrica de Dunmurry a primeira unidade do singular modelo.


A 21 de Janeiro de 1981, na fábrica de Dunmurry, na Irlanda do Norte, realizou-se o sonho de John DeLorean: saia para a estrada a primeira unidade do DCM-12, o mítico modelo que ficaria imortalizado no seu “papel” no filme “Regresso ao Futuro”.

A DeLorean Motor Company foi fundada em 1975, por John Zachary DeLorean, antigua quadro superior da General Motors, que fora, em 1969, o criador do Pontiac GTO, o primeiro muscle car norte-americano.

Engenheiro brilhante, executivo ambicioso e exibicionista, DeLorean acabou por romper com a GM e decidiu criar a sua própria marca e construir um automóvel que fosse “o melhor em tudo”.

Com avanços (a encomenda a Goirgetto Giugiaro do design) e recuos (a contratação e despedimento de Colin Chapman para projectar o chassis e a suspensão), de Lorean acabou por instalar a sua fábrica na Irlanda do Norte, nos arredores de Belfast (atraído por subsídios do Governo britânico, que depois não se concretizaram).

Até ao final de 1982, quando a DeLorean faliu, foram produzidas cerca de 9.000 unidades do peculiar DMC-12, que veio a ficar imortalizado no cinema quando já não era fabricado, ao ser vedeta no filme “Regresso ao Futuro”, de Robert Zemeckis.

Estima-se que hoje continuem a rodar nas estradas cerca de 6.500 DeLorean.

DeLorean DMC-12: o futuro há 40 anos DeLorean DMC-12: o futuro há 40 anos Reviewed by Auto Vintage on 21.1.21 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.