“Lingotto Vive & Revive” – a história da mítica fábrica



FCA Heritage inaugura exposição sobre um edifício marcante de Turin e da história da Fiat.


Lingotto é sinónimo de Fiat. O nome deste bairro de Turin, advém, aliás, do Edifício Lingotto, a enorme fábrica de automóveis da Fiat, conhecida pela sua pista no telhado.

Organizada pela FCA Heritage, a exposição “Lingotto Vive & Revive” abriu esta semana e estará patente ao público até ao final do ano, integrada na iniciativa, mais vasta, “Torino Design of the City 2020”.

Fotografias, cartazes e muitos documentos podem ser vistos no Pavilhão 5 do Centro Comercial de Lingotto.

Construído entre 1916 e 1923, o Edifício Lingotto foi inaugurado em 1923, mantendo-se no activo até ao final dos anos 80 do século passado.

Dali sairam milhares de exemplares de muitos modelos da da Fiat, mas também, os Lancia Delta.

Desenhado pelo arquitecto Giacomo Matte-Trucco, com os seus cinco pisos – cada um com uma secção da montagem do automóvel, do chassis, na base, ao acabamento no quinto piso –, era ao tempo o maior edifício jamais construído em betão-armado e, simultaneamente, a maior fábrica de automóveis do mundo.

Icónica, porém, é a sua pista oval, no terraço do edifício, com os seus 494 metros de perímetro com duas rectas e outras tantas curvas em parabólica. Mesmo depois da desactivação da fábrica, nos anos 80, a pista foi mantida, sendo ainda hoje utilizada para eventos corporativos ou para uma competição de Vespas, organizada pela Red Bull, mantendo-se como uma das principais atracções turísticas de Turin.










Fotos: FCA Heritage 

“Lingotto Vive & Revive” – a história da mítica fábrica “Lingotto Vive & Revive” – a história da mítica fábrica Reviewed by Auto Vintage on 28.10.20 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.