Aldo Brovarone (1926-2020)


Faleceu o decano dos estilistas italianos, autor (entre muitos outros) do design do Ferrari Dino 206 GT.


Faleceu na passada segunda-feira, embora só ontem à noite tenha sido divulgada a notícia, o estilista italiano Aldo Brovarone, o decano dos designers transalpino e um dos mais brilhantes, autor, entre muitas outras realizações, das linhas do Ferrari Dino 206 GT.

Nascido no Piemonte, a 24 de Junho de 1926, Aldo Brovarone só chegou relativamente tarde à indústria automóvel. Os seus estudos foram interrompidos pela II Guerra Mundial e teve de emigrar, trabalhando como designer de publicidade na Argentina.

Foi no país das Pampas que conheceu o grande Juan Manuel Fangio e que se seu o início da sua ligação ao mundo automóvel, trabalhando para a AUTOAR, Automotores Argentinos.

Regressou a Itália, para trabalhar na Cisitalia, onde começou a tornar-se conhecido. Apresentado a Battista “Pinin” Farina, foi trabalhar para os estúdios deste em 1952, iniciando aí uma carreira de sucesso.

O seu primeiro modelo a dar nas vistas foi o Ferrari Superamerica II, apresentado no Salão de Turim de 1960, sendo que seis anos antes já tinha desenhado um modelo único, um Ferrari 375 America Coupé Speciale, feito exclusivamente para Giovanni Agnelli.

A apresentação do protótipo do Dino Berlinetta GT, no Salão de Turin de 1966, projectou o nome de Brovarone para o estrelato.

Daí até ao final da sua carreira, em 1988, assinou trabalhos como o Alfa Romeo Duetto, o Lancia Gamma Coupé, o Maseratti A6GCS Pinin Farina Berlinetta ou os Peugeot 504 e 604. 

Aldo Brovarone (1926-2020) Aldo Brovarone (1926-2020) Reviewed by Auto Vintage on 14.10.20 Rating: 5

No comments:

Ad

Powered by Blogger.