A estreia algarvia do Audi Quattro


 A 30 de Outubro de 1980 iniciou-se um novo capítulo nos Ralis.

Correu com o nº 0 e foi capa de jornais e revistas em todo o mundo. A 30 de Outubro de 1980, faz hoje 40 anos, o Audi Quattro fez a sua estreia nos Ralis. Em Portugal, no Rally de Algarve.

Chamou-se então Rally Urbibel Algarve (depois de inicialmente se denominar Volta ao Algarve) e era uma das últimas provas do Campeonato da Europa da especialidade. Serviu, aliás, para a atribuição do título europeu desse ano, ao espanhol António Zanini (navegado pelo “nosso” Miguel Oliveira), e nacional, a Santinho Mendes. Mas, esse Rally do Algarve de 1980 ficou na história por outro motivo: a estreia do Audi Quattro.

Ainda não homologado pela FIA, a máquina que a Audi mostrara meses antes no Salão de Genebra, encontrou nas estradas algarvias o local ideal para um primeiro “teste” a sério.

Com Hannu Mikola ao volante, navegado como habitualmente por Arne Hertz, teve como termos de comparação máquinas como o Porsche 911 SC do francês Bernard Béguin e vários Ford Escort RS super-competitivos.

No final, as conclusões não podiam ser mais favoráveis: a Audi tinha uma arma que dificilmente seria batida pela concorrência. Se os seus tempos tivessem contado para a classificação, teria vencido com uma vantagem de… 29 minutos.

O futuro viria a confirmar as melhores previsões.

A estreia algarvia do Audi Quattro A estreia algarvia do Audi Quattro Reviewed by Auto Vintage on 30.10.20 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.