Novidades do Reino da Suécia



Primeiro Saab 92 de produção vendido em leilão e um novo Volvo P1800.

Independentemente de quem detém hoje a sua propriedade, Saab e Volvo serão sempre as marcas de automóveis do Reino da Suécia. É de lá que vêm novidades, com o primeiro Saab 92 de produção a ter sido vendido, quando a Cyan Racing desenvolveu um novo Volvo P1800.
Começando pelo Saab – o chassis nº 4, depois de terem sido fabricados três protótipos do 92, o primeiro automóvel da marca –, vendido, através de um leilão online, pela Bilweb Auctions, pode dizer-se que acabou por encontrar um novo dono a preço de saldo: 31.440 euros.
Fabricado em 1948, este automóvel ficou na propriedade da marca por quatro anos, durante os quais foi utilizado como veículo de demonstração.
Tendo sido o primeiro automóvel fabricado pela Saab, que durante a II Guerra Mundial se dedicara ao fabrico de aviões, este 92, tal como todos os primeiros veículos da marca, encontra-se pintado em verde garrafa… pois havia sobrado muita tinta dessa cor, da pintura dos aviões.
Completamente diferente é a notícia referente ao Volvo P1800.
Um dos mais icónicos modelos do fabricante, foi agora “recuperado” pela Cyan Racing, o departamento de competição da marca.
Feito a partir de uma base de um automóvel de 1964, o P1800 Cyan acaba por ter pouco deste: embora não disponha de qualquer tipo de electrificação moderna ou de ajudas electrónicas à condução, tem um chassis reforçado, com aço e fibra de carbono, material que também foi usado na carroçaria, resultando um conjunto que não ultrapassa os 990 quilos.
Sob o capot, todavia, a mecânica nada tem a ver com os P1800 originais: o motor é um quatro cilindros em linhas 2.0 Turbo (com base no motor Volvo S60 TC1, campeão do mundo de Turismo em 2017), que debita uma potência máxima de 420 cavalos e que tem um binário máximo de 455 Nm.
Homologado para estrada, deverá vir a ser produzido em série limitada, com um preço de aproximadamente 420 mil euros.


Voltando ao Saab, aproveite o fim-de-semana para o ver a rolar, no vídeo da leiloeira:


Novidades do Reino da Suécia Novidades do Reino da Suécia Reviewed by Auto Vintage on 21.8.20 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.