Mazda: prenda de aniversário sob a forma de Miata



A celebrar o seu centenário, a Mazda anunciou hoje que vai lançar no mercado uma edição especial do MX-5 Miata. O popular roadster nipónico (cujos primeiros exemplares já são Clássicos) será apresentado em branco e grená, numa combinação de cores apresentada pelo pioneiro R360.
Criada a 30 de Janeiro de 1920, então com o nome de Toyo Cork Kogyo Co., a empresa, como a própria denominação indicava, tratava-se de uma empresa do sector da cortiça, que em 1931 apresentou o seu primeiro veículo, um triciclo. Só em 1960 nasceu o primeiro automóvel Mazda, o R360.
Este era um pequeno coupé de dois lugares, movido por um motor de 356cc, suficientes para debitarem força para mover um conjunto que pesava apenas 380kg.
Pouco conhecido fora do Japão, o Mazda R360 foi um sucesso no seu país de origem. Só no dia do seu lançamento, em Maio de 1960, venderam-se 4.500 unidades deste modelo, que até ao final desse ano conquistaria quase dois terços do crescente segmento denominado “kei car”, bem como mais de 15% do mercado total doméstico.
Nesse mesmo ano de 1960, a Mazda fez a sua estreia no Salão de Tóquio, mostrando um R360 com um decoração especial: pintado em duas cores, por dentro e por fora, na circunstância em branco e grená.
Ora, são essas mesmas cores – que não eram a única escolha disponível no R360 – que agora são reproduzidas no Miata, também ele, na sua primeira série (iniciada em 1989), já um Clássico.
Como toda a história da Mazda, uma maneira diferente de comemorar um centenário.
Mazda: prenda de aniversário sob a forma de Miata Mazda: prenda de aniversário sob a forma de Miata Reviewed by Auto Vintage on 30.6.20 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.