Alfa Romeo Giulia GTA: o nascimento de um campeão



Faz hoje 55 anos que o modelo foi apresentado em Amsterdão.

A 18 de Fevereiro de 1965 abria as suas portas mais uma edição do Salão Automóvel de Amsterdão. De entre as dezenas de automóveis expostos salientava-se uma novidade no stand da Alfa Romeo. A nova versão do Giulia GT.
Remontando a 1962 o lançamento da gama Giulia, sucessora do Giulietta, no ano seguinte a Alfa Romeo apresentou a versão coupé, denominada Sprint.
Recebido com agrado pelo mercado, o objectivo da marca não se ficava por aqui: pretendia-se uma máquina capaz de garantir triunfos. E esse passo foi conseguido quando foi acrescentada a letra "A" à denominação "GT".
"A" de "Alleggerita", ou seja, aligeirada. Cerca de menos 200 quilos, a par de melhorias mecânicas que permitem elevar a potência inicial de 106 cavalos até aos 175 vão fazer do Alfa Romeo Giulia GTA um verdadeiro campeão.

Desenvolvido pela Autodelta, com pilotos como Andrea de Adamich, o GTA começou a coleccionar vitórias um pouco por todo o mundo – de Itália a Angola, onde António Peixinho foi o seu mais destacado piloto –, terminando o ano de 1966 com o primeiro de sucessivos títulos europeus de Turismos.
Alfa Romeo Giulia GTA: o nascimento de um campeão Alfa Romeo Giulia GTA: o nascimento de um campeão Reviewed by Auto Vintage on 18.2.20 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.