Parabéns 240Z



Faz hoje 50 anos que o icónico modelo foi apresentado em Nova Iorque.


No passado sábado, dezenas de entusiastas portugueses do Datsun 240Z emprestaram muito colorido às estradas do Centro do país. Realizou-se, então, o 5º Encontro Datsun 240 Z Portugal, este ano comemorativo do meio século do modelo nipónico. Uma comemoração apenas antecipada uns dias, já que foi a 22 de Outubro de 1969 que o icónico modelo foi apresentado em Nova Iorque.
Segundo os relatos da época, ninguém saiu desiludido do Grand Ball Room do Pierre Hotel de Nova Iorque, no final da apresentação do novo desportivo da Nissan Motors Ltd, denominado nos Estados Unidos Datsun 240Z.
Centenas de jornalistas e convidados tiveram um primeiro contacto com o automóvel em exposição, que de pronto foi enviado para a California, onde, a 24 de Outubro de 1969, foi mostrado em Los Angeles, no Beverly Wilshire Hotel de Beverly Hills.
Nesse mesmo dia abriu as suas portas a 16ª edição do Tokyo Motor Show, que teve (também) como vedeta o Z, no mercado nipónico inicialmente denominado Datsun Fairlady Z.
Chegando aos quatro cantos do mundo, Portugal incluído, o 240Z rapidamente ganhou uma grande legião de fãs – motivados pelos êxitos desportivos, mas não só – e continua a ter muitos admiradores, como os que se reuniram no sábado em Coimbra, para depois percorrerem estradas da região, num convívio anual.
O Encontro deste ano teve início na sede do Clube Automóvel do Centro e depois levou os participantes até ao Mosteiro de Lorvão, terminando no Palace Hotel da Curia, já depois de uma passagem pelo antigo troço do Buçaco.



Fotos de Rui Correia



Parabéns 240Z Parabéns 240Z Reviewed by Auto Vintage on 22.10.19 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.