Ford v Ferrari ou "Le Mans'66: o Duelo"



A primeira vitória do GT40 nas históricas 24 Horas chega aos cinemas.

"Ford v Ferrari" (título original) ou "Le Mans'66: o Duelo" (a denominação em Portugal) é um filme de James Mangold que recorda a primeira vitória do GT40 nas míticas 24 Horas. Estreia em Portugal a 14 de Novembro, um dia antes de o fazer nos Estados Unidos.
Com um elenco de elevado nível – Matt Damon e Christian Bale são os actores principais – a película parte do sonho de Henry Ford II de vencer as 24 Horas de Le Mans (depois de Enzo Ferrari ter recusado uma proposta de compra da sua empresa) e dos passos que levaram até ao êxito.
Personalidades como Lee Iacocca, Carroll Shelby (Matt Damon) ou o piloto Ken Miles (Christian Bale) desfilam pelo grande ecrã para contar a saga vivida até 19 de Junho de 1966, o dia em que um Ford GT40 foi o primeiro a ver a bandeira de xadrez em Le Mans.
Curiosamente, não foi Ken Miles (que fazia equipa com Denis Hulme) o primeiro a cortar a meta, mas antes os seus companheiros de equipa Bruce McLaren e Chris Amon, em resultado de instruções vindas das boxes e que deram origem a forte polémica com Miles.
De qualquer modo, a Ford conseguiu interromper, então, a série de seis triunfos consecutivos da Ferrari, iniciando-se então a sequência de vitórias da marca norte-americana, de 1966 a 1969, sempre com o GT40.
Ken Miles, que continuou a ser piloto de testes de Carroll Shelby, faleceu dois meses depois, na pista de Riverside, no decorrer de uma sessão de testes.


Veja o trailer
Ford v Ferrari ou "Le Mans'66: o Duelo" Ford v Ferrari ou "Le Mans'66: o Duelo" Reviewed by Auto Vintage on 16.10.19 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.