Porsche Type 64: seventeen ou seventy?



No meio de uma das maiores polémicas em leilões, automóvel ficou por vender.

O Porsche Type 64 parece ter nascido para ser alvo de polémica. Já não bastava o eterno debate sobre se é ou não um Porsche, agora, no leilão de Monterey acabou por ficar sem comprador, depois da anunciada oferta de 70 milhões de dólares… ser "apenas" de 17 milhões.
Diz-se, agora, que a culpa esteve na pronúncia do leiloeiro holandês. Quando recebeu a primeira oferta pelo Type 64, no valor de 13 milhões de euros, entendeu que a mesma era de 30 milhões. Subindo de milhão em milhão, no ecrã gigante da sala não iam aparecendo "14, 15, 16", mas sim "40, 50, 60". Apenas quando foi recebida a oferta de "seventeen millions" é que a leiloeira, a conceituada RM/Sotheby's, deu conta do erro. Afinal não eram "seventy millions" (70 milhões).
A informação no ecrã foi corrigida, ao mesmo tempo que se gerava um imenso burburinho na sala. Não foi feita mais nenhuma oferta e como o vendedor não estava disposto a abrir mão do automóvel por menos de 20 milhões… o Type 64 ficou sem comprador.
Esta acaba por ser "apenas" mais uma polémica na vida deste automóvel: fabricado em 1939, a pedido das autoridades nazis, para participar num Berlin-Roma, que nunca se chegou a realizar, o automóvel, anterior à criação da marca Porsche, só recebeu no capot o nome da família uns anos mais tarde (mandado colocar por Ferry Porsche, já depois de terminada a II Guerra Mundial).
Para muitos amantes da marca, o Type 64 não é mais do que o exercício, de autoria de Ferdinand Porsche, sobre um VW Carocha e como tal não um "verdadeiro" Porsche.
A própria marca, também pela sua conotação à Alemanha Nazi, nunca se mostrou entusiasmada com o Type 64, relevando como primeiro Porsche o protótipo do 356 fabricado em Gmünd, na Áustria.
A (não) venda do Type 64 acabou por ser o acontecimento com maior eco mediático dos leilões de Monterey, sobre os quais há muito para falar nos próximos dias.

A começar pela queda abrupta (menos 34%) no volume total de negócios.
Porsche Type 64: seventeen ou seventy? Porsche Type 64: seventeen ou seventy? Reviewed by Auto Vintage on 19.8.19 Rating: 5

No comments:

Ad

Powered by Blogger.