Lotus Elan foram reis nas 3 Horas de Spa



Shelby Cobra traídos pelo menor consumo dos pequenos ingleses.

As 3 Horas de Spa, a corrida de Resistência do Iberian Historic Endurance, pareciam talhadas para o domínio dos Shelby Cobra. Assim aconteceu de início, mas no final foram os pequenos Lotus Elan a triunfar, graças ao seu menor consumo.
Com cinco AC Cobra nas seis primeiras posições da grelha, no arranque para as três horas (disputadas sob forte calor), confirmou-se esse domínio dos carros americanos.
Inicialmente eram quatro os Shelby Cobra nas quatro primeiras posições, com a equipa portuguesa João Macedo Silva-Rui Macedo Silva-Joaquim Jorge a liderarem, seguidos pela equipa inglesa Jason Yates-Ben Mitchel e dos belgas Thierry de Latre-Christophe Van Riet.
Com a entrada do primeiro Safety Car, aos 45 minutos de corrida, as estratégias de paragem, para abastecer de gasolina e troca de pneus, eram diferentes. Alguns aproveitavam para entrar nas boxes e outros preferiam ficar em pista. Dos cinco primeiros, ficou de fora apenas o Cobra português e o Porsche 911 RS inglês, de Paul Daniels-Mika Palttala que, entretanto, já tinha subido até à quarta posição.
No final do primeiro turno de condução estava na liderança o Cobra português, que então era seguido de Nick Sleep-Joel Wykeham em Ford Mustang, surgindo na terceira posição o Lotus Elan de Grahame Wilson-David Pittard, com outro Lotus Elan, de Carlos Barbot-Pedro Matos logo na perseguição.
O segundo turno foi extremamente animado, com o Mustang inglês a conseguir chegar à primeira posição, para depois ser ultrapassado pelos dois Lotus Elan.
Os Elan, aproveitando o facto de não necessitarem de parar para reabastecer, conseguiram ganhar uma boa vantagem, para depois proporcionarem um excelente espectáculo, pois durante a última hora de prova protagonizaram  um despique épico pela liderança, com o Lotus luxemburguês a conseguir apenas oito segundos de vantagem face ao português, o suficiente para garantir a vitória.

Na terceira posição acabou por ficar o Mustang de Nick Sleep-Joel Wykeham, à frente de mais um Lotus Elan, da tripla Schryver-Schryver-Weller, e do Shelby Cobra de João Macedo Silva-Rui Macedo Silva-Joaquim Jorge.
Lotus Elan foram reis nas 3 Horas de Spa Lotus Elan foram reis nas 3 Horas de Spa Reviewed by Auto Vintage on 1.7.19 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.