Um Ferrari ex-fábrica… do Ralye de Monte Carlo



O primeiro 275 GTB vai a leilão no Arizona.


É sabido que a Ferrari, na sua longa história desportiva, nunca se dedicou seriamente aos ralis. Em 1966, porém, registou-se uma excepção, com a inscrição de um protótipo, feito com o primeiro exemplar do 275 GTB. Vai agora a leilão, estimando-se que valha mais de seis milhões de dólares.
No leilão da Gooding & Company, o 275 GTB chassis # 06003, apresenta-se como alinhou, a 14 de Janeiro de 1966, à partida do Principado – nesse ano em que largaram de Lisboa 35 automóveis – tendo Giorgio Pianta ao volante, tendo como companheiro de equipa o piloto de testes da Ferrari Roberto Lippi (ver foto da época, no final).
O automóvel era, com algumas adaptações aos ralis, o primeiro 275 GTB a ter sido produzido e que foi mostrado pela primeira vez no Salão de Paris de 1964.
Visava a Ferrari testar em condições extremas as soluções inovadoras do 275 face aos seus antecessores, ou seja, a suspensão independente às quatro rodas e a colocação da caixa de cinco velocidades, em transaxle, junto ao diferencial traseiro.
Depois de 12 mil (!) quilómetros de preparação, o 275 GTB # 06003 não resistiu a um Monte Carlo cheio de neve (desistiu no Percurso de Concentração), mas serviu para a fábrica recolher os dados que procurava estudar.
Vendido em Italia em 1967, passou por uma dezena de donos, até rumar aos Estados Unidos, em 1977. Em 1992 foi a leilão… por 675 mil dólares, tendo sido adquirido por Charles Wegner, que o guardou na sua rica garagem de Chicago.
"Desaparecido" durante cerca de 25 anos, reapareceu agora no catálogo da Gooding, prometendo ser uma das estrelas da semana do Arizona.






Fotos: Gooding & Company
Um Ferrari ex-fábrica… do Ralye de Monte Carlo Um Ferrari ex-fábrica… do Ralye de Monte Carlo Reviewed by Auto Vintage on 16.1.19 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.