Um BMW único… com 363 meios-irmãos



Marca restaurou o protótipo do 1600 GT descapotável… idêntico ao Glas.

No último mês do ano, a BMW anunciou que um grupo de estagiários do BMW Classic Group, sob orientação dos seus formadores, tinha concluído o restauro do único BMW 1600 GT descapotável. Um modelo com o traço da Frua, tal como os Glas GT.
Este não é o único ponto de ligação entre os dois modelos: o trabalho agora efectuado pelo BMW Classic Group foi desenvolvido nas instalações da BMW em Dingolfing, antiga fábrica… da Glas.
Inicialmente uma empresa fabricante de máquinas agrícolas, a Glas destacou-se no mundo automóvel ao construir os pequenos Goggomobil. Em 1964, com desenho de Pietro Frua, a Glas apostou em outro segmento, como o 1300GT, um coupé depois evoluído para o 1700GT, do qual se construíram 363 exemplares descapotáveis.
Por esses dias, porém, em 1966, a BMW, face à necessidade de aumentar a sua capacidade de produção – para dar resposta à procura dos modelos da Neue Klasse, iniciados com o 1500 – decidiu comprar a Glas, ficando com as instalações de Dingolfing.
Os Glas apenas durariam mais dois anos, passando a produzir os BMW 1600 GT, um Coupé fechado, que tinha por base o Glas 1700GT. No Outono de 1967, e por inspiração do importador da BMW para os Estados Unidos, Max Hoffmann, Frua entregou à BMW dois exemplares do descapotável.

Um deles ficou desfeito em sessões de testes. O outro, inicialmente passando para a propriedade do então maior accionista da marca, Herbert Quandt, passou por diversas garagens, até que a BMW o comprou e, agora, o restaurou.


Glas 1700 GT


BMW 1600 GT


Glas 1700 GT


BMW 1600 GT


A equipa que efectuou o restauro no BMW Classic Group.
Um BMW único… com 363 meios-irmãos Um BMW único… com 363 meios-irmãos Reviewed by Auto Vintage on 8.1.19 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.