O regresso do Stratos



Empreendedor alemão faz renascer o nome do mítico automóvel.


Será fabricado em Itália… mas não será um Lancia. Terá uma produção limitada a 25 unidades… e um nome mítico: o Stratos está de volta.
A ideia não é nova, mas finalmente vai avançar. No próximo mês, aquando de mais uma edição do Salão de Genebra, será apresentado o New Stratos, projecto com que sonha há uns anos o alemão Michael Stoschek, detentor, aliás, do único protótipo do automóvel.
Desenhado originalmente por Marcello Gandini, então na casa Bertone, o (então) Lancia Stratos rapidamente se tornou um dos automóveis mais icónicos da história.
Terminada a produção em 1978 e não anunciando a Lancia um sucessor, não faltaram os que quiseram fazer renascer o Stratos.
Michael Stoschek encomendou um novo projecto à Pininfarina, que produziu uma única unidade em 2010, tendo por base o chassis do Ferrari 430 Scuderia.
O que agora se anuncia é uma série de apenas 25 unidades, que serão fabricadas na Manifattura Automobili Torino (MAT) e cujo preço deverá rondar o meio milhão de euros.
O novo Stratos –"la Nuova Stratos", como lhe chamam em Itália – tem como original um motor de proveniência Ferrari, neste caso o V8 que foi montado no 430 Scuderia, que na versão que agora é anunciada debitará 540 cavalos, a partir de uma cilindrada de 4,3 litros.
Com uma velocidade de ponta que vai para além dos 270km/h, acelera dos 0 aos 100km/h em 3,3 segundos, atingindo os 200km/h em 9,7 segundos.







Fotos: New Stratos
O regresso do Stratos O regresso do Stratos Reviewed by Auto Vintage on 15.2.18 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.