Automóveis icónicos vencem



Corridas do Algarve Classic Festival com quatro centenas de máquinas em pista.

O Algarve Classic Festival, que teve lugar no fim-de-semana, teve uma  quantidade (muito) rara de participantes. Cerca de 400 automóveis em pista. E, curiosamente, foram máquinas icónicas da História do Automóvel as que chegaram ao triunfo.
No fim-de-semana de Clássicos (o terceiro mais participado do ano em toda a Europa) organizado pelo Autódromo Internacional do Algarve e pela Race Ready, havia 20 corridas. A grande maioria delas terminou com o triunfo de automóveis que marcaram a história do automobilismo no seu tempo.
Nas duas corridas do Iberian Historic Endurance foram os Ford GT 40 que triunfaram. Na primeira prova através da dupla alemã Georg Nolte-Frank Stippler, enquanto que o duo inglês Miles Griffiths-Philip Walker venceu a segunda.
Já na corrida denomida Algarve Sports Car Pré-1975 venceu um Lola T70 MK3B, um carro que é marco das corridas de Resistência com Sport-Protótipos e que no Algarve era conduzido pela dupla greco-inglesa Leo Voyazides-Simon Hadfield, que bateram Jason Wright, também ele com um Lola T70, e do Chevron B23 do belga Guy Peeters.
Na prova GT & Sports Car Cup GT Pré-1966 foi a vez de um trio de pilotos portugueses, constituído por Rui e João Macedo Silva e Joaquim Jorge, num não menos icónico AC Cobra, brilhar face à oposição internacional.
Na Fórmula 1 Pré-1966, as duas corridas foram ganhas por fórmulas que escreveram os primeiros capítulos do que é agora a categoria rainha do desporto automóvel.
O espanhol Joaquín Folch-Rusinol, num Lotus 16 – o primeiro monolugar construído por Colin Chapman para a F. 1 – venceu a primeira corrida, ao passo que Rod Jolley triunfou na segunda, com um Cooper T45/51, o primeiro monolugar de F. 1 com motor central traseiro.


Fotos de Rui Correia






Automóveis icónicos vencem Automóveis icónicos vencem Reviewed by Auto Vintage on 30.10.17 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.