Ballot 3 Litre GP



Dois modelos estarão em exposição na Retromobile de Paris.

É uma das muitas marcas de automóveis que hoje ninguém recorda. Não admira, uma vez que apenas existiu entre 1905 a 1932. E, no entanto, a Ballot será uma das vedetas da Retromobile de Paris, que abre as suas portas dentro de uma semana.
Para o incautos, os Ballot 3 Litre GP poderão passar por um modelo da Bugatti. Mas não. São os Ballot, carros criados pelo engenheiro suíço Ernest Henry, por forma a que a marca viesse a estar presente, como esteve, nas 500 Milhas de Indianapolis, depois de uma primeira experiência pouco planeada, em 1919.
Para a edição das 500 Milhas de 1920 foram fabricados quatro automóveis com uma componente mecânica muito evoluída para a época.
Com 2.970cc, distribuídos por oito cilindros, em linha, com quatro válvulas por cilindro, comandadas por dupla árvores de cames, os motores Ballot debitavam 150 cavalos, que face ao diminuto peso do carro, permitiam a velocidade máxima de 180km/h.
Um segundo, um quinto e um sétimo lugares foram bons, mas não o suficiente para que a aventura terminasse por aí.
Em 1921, os Ballot 3 Litre GP continuaram a competir, na Targa Fiorio (2º), no G. P. de França (2º e 3º, em Le Mans) e no G. P. de Itália, disputado em Brescia, com a primeira vitória da Ballot.
Tudo estaria bem, se não fosse o facto de as regras internacionais para 1922 terem mudado e a cilindrada internacional ter ficado limitada a dois litros… Os Ballot, tal como apareceram, deixaram as pistas internacionais e são hoje uma relíquia.

Dois, dos três sobreviventes, estarão em exposição na Retromobile.


Ballot 3 Litre GP Ballot 3 Litre GP Reviewed by Auto Vintage on 2.2.17 Rating: 5

No comments:

Ad

Powered by Blogger.