Primeiro desportivo da história



Vauxhall 25HP ‘Prince Henry’ Sports Torpedo.


Estava anunciado como sendo o "primeiro automóvel desportivo da história" – qualificativo que é contestado em outras latitudes – e isso já fazia dele uma peça interessante. Foi vendido neste fim-de-semana, em Londres, por 607 mil euros.
Sendo, ou não, o primeiro carro de concebido para correr, certo é que este Vauxhall 25HP ‘Prince Henry’ Sports Torpedo, de 1914, é um automóvel especial.
Criado pela Vauxhall para satisfazer o desejo não de um monarca britânico mas do Príncipe Heinrich da Prússia, este automóvel, de 4,05 metros de comprimento, dotado de um motor de quatro cilindros em linha, com 3.969cc, debitando 86 cavalos, atingia a velocidade máxima de 128km/h, marca bastante interessante para a época.
Em mais de 100 anos de vida, o automóvel agora vendido em Londres, pela Bonhams, apenas teve quatro proprietários.
O primeiro era uma empresário, que fora uma figura do ciclismo e que dividia a sua paixão desportiva com o automobilismo. Correu com ele e manteve-o até 1931, ano em que o vendeu a Laurence Pomeroy Jr., nada menos do que o filho do engenheiro que desenhara o automóvel.
Pomeroy competiu com o Torpedo quase até à sua morte, em 1952, altura em que os seus sucessores o confiaram a Nick Ridley, que, por sua vez, o vendeu, em 1970, a Reg Long, que o manteve durante 46 anos, ou seja, até á sua morte, já em 2016.
Ao longo de 102 anos de vida, pela mão dos seus quatro proprietários, este Vauxhall manteve-se regularmente em actividade, em ralis de Automóveis Antigos.


Fotos: Bonhams





Primeiro desportivo da história Primeiro desportivo da história Reviewed by Auto Vintage on 5.12.16 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.