MG M Type, o primeiro midget (II)





por José Silva Carvalho


(Continuação…)

Dado o êxito comercial que os MG M type tiveram desde o seu lançamento, houve a necessidade de abandonar a primitiva fábrica na Edmond Road em Cowley, junto de Oxford, de onde saíram os primeiros exemplares, transferindo-se a produção para Abingdon, um pouco mais a sul, que se manteve até 1980 como a fábrica principal da MG. O número total da sua produção foi de cerca de 3235 exemplares, número bastante elevado para este tipo de automóveis e para a época em que foram produzidos

Não só a vertente lúdica da sua condução e os êxitos competitivos nas provas em que participou, explicaram a sua boa receptividade pública. A imagem atractiva e jovem do MG M type, assim como o seu carácter foram na época, e mesmo posteriormente, muito utilizados em variados suportes publicitários e na então ainda jovem “7ª Arte”. Entre vários filmes onde participou e a título de exemplo, pode citar-se “Reach for the sky”, um filme biográfico do pós-guerra sobre um aviador britânico. O “actor” M type era de 1932, um dos últimos a ser produzido, que, mantendo a linha de cintura alta, tinha já um pára-brisas rectangular único, substituindo o inicial de 2 vidros colocados em V. Também num dos episódios policiais da conhecida série televisiva “Poirot”, com argumento de Agatha Christie, participou um destes pioneiros dos midget.


–––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––

Texto completo disponível na edição impressa da Auto Vintage nº58, à venda nas bancas de todo o país, ou para assinantes da edição da Auto Vintage na Net".

Não encontra a sua Auto Vintage nas bancas? Indique-nos (autovintage@write-on.pt) a localidade onde a pretende comprar que o/a informamos sobre os locais de venda mais próximos.




Pretende fazer a sua assinatura (€ 17,50) da Auto Vintage na Net? Envie-nos um email para autovintage@write-on.pt para mais questões ou faça-a aqui mesmo!
MG M Type, o primeiro midget (II) MG M Type, o primeiro midget (II) Reviewed by Auto Vintage on 29.12.15 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.