Jaguar 420



Crónica de João Kramer

No seguimento da crónica anterior, entramos agora no “four-twenty”, ou Jaguar 420, que foi apresentado ao público no London Motor Show de 1966. Um modelo ligeiramente mais luxuoso do que o Jaguar S- Type, de modo a combater a concorrência de outros fabricantes da “continental Europe” que começavam a copiar os requintes da Jaguar.

Produzido durante dois anos, pretendia ser o mais luxuoso dos “compact sporting sallons” até à apresentação do Jaguar XJ6, em finais de 1968. No segundo, e último ano da sua produção, esta era efectuada em linhas de montagem paralelas às do novo modelo XJ6. No final do primeiro ano de fabrico, a produção do Jaguar 420 (num total de 10.236 unidades), com a qual se pretendia preencher o nicho entre o Jaguar S-Type e o MK X, ultrapassou a dos outros saloons da Jaguar, conquistando o seu merecido lugar e a preferência dos compradores. Para quem não gostava da racier image da Jaguar, dando preferência a uma maior exclusividade da marca Daimler, tinha a opção da versão Daimler Sovereign. Para quem quisesse ir mais longe, e mostrar a sua “realeza e importância” tinha à disposição um Daimler 420 Limousine, cuja produção se limitou a 250 unidades por ano.(…)

–––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––

Texto completo disponível na edição impressa da Auto Vintage nº53, à venda nas bancas de todo o país, ou para assinantes da edição da Auto Vintage na Net".

Não encontra a sua Auto Vintage nas bancas? Indique-nos (autovintage@write-on.pt) a localidade onde a pretende comprar que o/a informamos sobre os locais de venda mais próximos.



Pretende fazer a sua assinatura (€ 17,50) da Auto Vintage na Net? Envie-nos um email para autovintage@write-on.pt para mais questões ou faça-a aqui mesmo!
Jaguar 420 Jaguar 420 Reviewed by Auto Vintage on 15.5.15 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.