Modelo foi apresentado a 10 de Janeiro de 1924, no Salão de Paris.
A marca de André Citroën na História do Automóvel é amplamente conhecida. Faz hoje precisamente 100 anos, a 10 de Janeiro de 1924, no Salão de Paris, o construtor francês apresentava o primeiro automóvel europeu totalmente em aço, “tout acier”, como era apresentado.
Quase ao mesmo tempo (falámos disso há dias) que, do outro lado do Atlântico, Walter Chrysler apresentava o seu Six totalmente em aço, em Paris, André Citroën (que neste momento, em França, se defende que deve ter honras de Panteão) realizava a mesma façanha.
Com chassis e mecânica do modelo B 2, o B 10 era composto por elementos estampados a frio, montados por soldagem, oferecendo uma muito maior resistência em caso de impacto.
Ao contrário do que acontecia antes, em vez de cobrir uma estrutura de madeira com chapa metálica, a carroçaria passou a ser fabricada directamente em chapa de aço. Robusto, leve e que oferecia o máximo conforto, o novo modelo seria determinante para que a Citroën (e depois todos os outros) viesse a popularizar o carro fechado.
Dotado de um motor de 1.452cc, debitando 20 cavalos às 2.100rpm, permitia chegar aos 70km/h.
Vindo a ser produzido entre Outubro de 1924 e Dezembro de 1925, dele viriam a ser fabricados 17.259 exemplares, o que ilustra bem o seu êxito comercial.
Foto: Citroën
No comments: