Recorde para um Silver Shadow “à boleia” de Freddie Mercury

Rolls-Royce foi vendido por 326 mil euros, que reverteram para ajuda à Ucrânia.


O já tradicional leilão da RM/Sotheby’s em Londres superou o histórico, movimentando mais de 30 milhões de euros. De várias vendas milionárias destacou-se o preço recorde pago por um Rolls-Royce Silver Shadow, que mudou de mãos por 326 mil euros. Um valor atingido “à boleia” de Freddie Mercury e da solidariedade para com a Ucrânia.

O “normal” Rolls – embora em muito bom estado de conservação – até tinha um preço estimado muito modesto: entre 20 e 30 mil libras (ou seja, entre 23 e 34 mil euros).

No leilão, porém, foi a “loucura”, subindo o valor até aos referidos 326 mil euros (286 mil libras),  que reverterão para o Superhumans Center,  instituição de caridade criada para ajudar a Ucrânia.

Fabricado em 1974, este Silver Shadow foi comprado pelo falecido vocalista dos Queen, Freddie Mercury (ou, mais precisamente, pela sua empresa, a Goose Productions Ltd.) em 1979.

Não sendo clara a história do automóvel antes da compra pelo cantor, a partir daí é bem conhecido o seu percurso.

Freddie Mercury, que não tinha carta de condução, utilizou o Rolls como seu automóvel privado até à sua morte, em 1991.

Depois disso foi usado pela irmã do cantor, Kashmira Cooke, que acabou por comprá-lo em 2003.

Em 2013 o Silver Shadow foi vendido a quem agora o colocou à venda e desde então foi muito pouco usado, ao ponto de ser recomendado ao novo proprietário que seja efectuada uma revisão mecânica completa.

Certo é que se encontra completamente de origem, mantendo o seu V8 de 6,75 litros e a pintura original, em “Silver Chalice”, e o interior em azul, com que saiu da linha de produção em 1974.


Foto: RM/Sotheby’s 

Recorde para um Silver Shadow “à boleia” de Freddie Mercury Recorde para um Silver Shadow “à boleia” de Freddie Mercury Reviewed by Auto Vintage on 11.11.22 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.