O regresso à vida do Stratos do Safari


Após 17 anos de restauro, Lancia que Munari guiou no Quénia em 1975 regressa no Eifel Rallye Festival.


Depois de dois anos de interrupção forçada, o Eifel Rallye Festival regressa no fim-de-semana. Há muito para contar sobre o evento, como, por exemplo, o regresso do Lancia Stratos que Sandro Munari guiou no Safari de 1975. Como novo… após 17 anos de restauro.

Para quem gosta de Clássicos, esta é uma daquelas histórias de encantar.

Apesar de, em 1990, se apresentar com os nomes da dupla S. Munari-S. Maiga, não foi com navegador italiano que Munari alinhou no Safari de 1975 (fê-lo em 1976, com o chassis 1818).

Em 1975, Munari partiu para a prova africana ao volante do chassis 1832 – o automóvel desta história –, tendo como navegador o queniano Lofty Drews, que ficou célebre quando teve que se valer dos seus conhecimentos locais para conseguiu pneus para que fosse possível concluir a prova.

Apesar desse incidente, o Lancia Stratos com o nº 3 terminou a prova na segunda posição, apenas batido pela dupla Ove Andersson-Arne Hertz, em Peugeot 504.

No ano seguinte o mesmo Stratos regressou ao Quénia, como carro de treinos da dupla Munari-Maiga (daí os nomes pintados na carroçaria), sofrendo um acidente. Decidindo a Lancia deixá-lo em África, foi então adquirido pelo queniano Sergio Lolli, que o desmontou, para o restaurar.

O Stratos, às peças, estava espalhado pelo jardim de Lolli – a foto de 1990 que acompanha estas linhas tornou-se lendária, quando os cães de Lolli usavam o cockpit do Stratos como “acomodação” – e partes do automóvel foram roubadas.

Lolli conseguiu comprar algumas (aos próprios ladrões…) e o seu filho, Ezio, acabou por reunir todas as peças e enviou-as, de Nairóbi para um restaurador na Itália.

Volvidos 17 anos o restauro foi dado como concluído, voltando o Stratos a estar como se apresentou no Safari de 1975. Volvidos 47 anos, vai ter a sua primeira saída, no Eifel Rallye Festival. Terá o nº 140 e será conduzido por Ezio Lolli.

Mais surpreendente será o facto de que no banco do lado direito quem se vai sentar será nada menos do que Lofty Drews, hoje com 82 anos, que se desloca propositadamente da Austrália (onde hoje reside) para voltar a encontrar-se com o Lancia Stratos.


Foto: Eifel Rallye Festival 

O regresso à vida do Stratos do Safari O regresso à vida do Stratos do Safari Reviewed by Auto Vintage on 19.7.22 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.