“O melhor Ferrari” vai a leilão em Monterey


410 Sport Spider poderá atingir os 30 milhões de dólares.


Segundo Carroll Shelby, dele disse o Commendatore: “Este é o melhor Ferrari que alguma vez foi fabricado”. Uma (insuspeita) opinião, datada dos anos 50, mas que faz do 410 Sport Spider, carroçado por Scaglietti, uma peça muito apetecível. Em Agosto vai ser leiloado em Monterey.

Tendo em vista a Carrera Panamericana de 1955 – que acabou por não se realizar, devido às mortes nas edições anteriores e à tragédia de Le Mans, em 1955 – a Ferrari desenvolveu o 410 Sport Spider, do qual só viriam a ser fabricadas duas unidades, a 0596 CM e a 0598 CM (a que vai estar à venda), sendo que o CM corresponde a “Carrera Mexicana”.

Nesta sua versão Sport, o 410 estava dotado de um motos V12, de 4.9 litros, com duas velas por cilindro, o qual, alimentado por três carburadores duplos Weber 46 DCF, debitava 400 cavalos.

Sem a Panamericana de 1955, os dois 410 Sport só foram estreados em Janeiro do ano seguinte, nos 1.000Km de Buenos Aires, confiados às duplas Peter Collins-Luigi Musso e Juan Manual Fangio-Eugenio Castellotti.

Para essa corrida, Fangio, que alinhou ao volante do modelo que a RM/Sotheby’s leva a leilão em Monterey, solicitou uma alteração pouco usual (que depois foi revertida): que o pedal do acelerador fosse colocado entre o do travão e o da embraiagem.

Nenhum dos dois Ferrari chegou ao final dos 1.000 quilómetros: o de Fangio depois do diferencial ceder, o 0596 CM, 28 voltas depois, devido a uma avaria na transmissão.

Os dois automóveis voltaram para a fábrica, em Itália, e depois de revistos, foram confiados a equipas privadas. O norte-americano John Edgar comprou-o para a sua equipa e confiou-o ao então piloto Carroll Shelby, que com ele conseguiu 10 pódios, oito dos quais no lugar mais alto.

Também conduzido, num total de 40 corridas, por pilotos como Phil Hill, Richie Ginther, Jo Bonnier e Luigi Chinetti, viria a ser este – o piloto que foi o primeiro importador da Ferrari nos Estados Unidos – quem o veio a comprar a John Edgar.

Chinetti guardou o automóvel, na sua colecção particular, até 1980, ano em que o vendeu ao coleccionador Howard Cohen, que o mandou restaurar.

Daí para cá o 410 Sport Spider 0598 CM já mudou de mãos por diversas vezes e teve o motor totalmente reconstruído, num trabalho de mais de três anos, iniciado em 2012.

Com aparições em diversos eventos de Clássicos, foi apontado pela própria Ferrari como um dos 60 automóveis mais representativos da história da marca.

Levado a leilão sem preço estimado, a Imprensa especializada norte-americana avança que em Monterey deverá atingir um valor entre os 25 e os 30 milhões de dólares.

Teremos de esperar por 20 de Agosto para saber se encontrou comprador.

Uma coisa é certa: quem o comprar terá como “presente” os dois troféus (o primeiro e o último) conquistados por Carroll Sheby ao volante do 0598 CM.






Fotos: RM/Sotheby’s 

“O melhor Ferrari” vai a leilão em Monterey “O melhor Ferrari” vai a leilão em Monterey Reviewed by Auto Vintage on 27.6.22 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.