Assim começou “a mais bela corrida do Mundo”


 Primeira edição das 1000 Miglia arrancou a 26 de Março de 1927.

Brescia, oito da manhã do dia 26 de Março de 1927: com a partida do Isotta-Fraschini de Aymo Maggi e Bindo Maserati, tem início a história das Mille Miglia. Hoje, volvidos 94 anos, continua agendada para de 16 a 19 de Julho a edição de 2021, daquela que é hoje conhecida como “A mais bela corrida do Mundo”.

Não é, porém, da edição deste ano – que conta entre os admitidos à partida com o português José Romão de Sousa, com um Aston Martin DB 2, de 1951 – que hoje aqui falamos, nem para referirmos as dúvidas que ainda existem sobre a viabilidade de realizar em Julho um evento com participantes vindos, literalmente, das quatro partes do Mundo…

Hoje é dia de lembrar as origens da “Freccia Rossa”, criada pelos chamados “Quatro Mosqueteiros”, cuja imagem surge no final destas linhas.

Anunciada na edição de 4 de Dezembro de 1926 da Gazzetta dello Sport, foi na Redacção do diário desportivo italiano – origem, também, da Volta à Itália (o Giro) em Ciclismo – que, pela mão do jornalista Giovanni Canestrini nasceu a ideia de criar uma nova prova de Automobilismo.

Canestrini atraiu para o seu projecto os pilotos Franco Mazzotti e Aymo Maggi, assim como o dirigente do Regio Automobili Club Renzo Castagneto, nascendo assim os “Quatro Mosqueteiros”.

Dessa forma nasceu uma prova que deveria ligar Brescia a Roma e depois regressar a Brescia, num total de 1.600 quilómetros, segundo os fundadores, era “o equivalente a 1.000 milhas imperiais”.

Com 77 automóveis à partida, essa primeira edição acabaria com o triunfo da dupla Nando Minoja -Giuseppe Morandi, ao volante de um O.M. 665 Superba, inscrito pela própria Officine Meccaniche (O.M.).

Assim nasceu uma história, interrompida nos anos da II Guerra Mundial (excepção feita a 1940) e depois retomada até 1957, ano em que ficou marcada por graves acidentes, que ditaram a sua proibição.

Uma história interrompida, depois, por 20 anos, já que em 1977 se realizaram as primeiras 1000 Miglia Históricas, depois repetidas em 1984 e a partir de 1986 e até 2020 sempre realizadas como prova de Regularidade.




Assim começou “a mais bela corrida do Mundo” Assim começou “a mais bela corrida do Mundo” Reviewed by Auto Vintage on 26.3.21 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.