Primeira edição das 1000 Miglia arrancou a 26 de Março de 1927.
Brescia, oito da manhã do dia 26 de Março de 1927: com a partida do Isotta-Fraschini de Aymo Maggi e Bindo Maserati, tem início a história das Mille Miglia. Hoje, volvidos 94 anos, continua agendada para de 16 a 19 de Julho a edição de 2021, daquela que é hoje conhecida como “A mais bela corrida do Mundo”.
Não é, porém, da edição deste ano – que conta entre os admitidos à partida com o português José Romão de Sousa, com um Aston Martin DB 2, de 1951 – que hoje aqui falamos, nem para referirmos as dúvidas que ainda existem sobre a viabilidade de realizar em Julho um evento com participantes vindos, literalmente, das quatro partes do Mundo…
Hoje é dia de lembrar as origens da “Freccia Rossa”, criada pelos chamados “Quatro Mosqueteiros”, cuja imagem surge no final destas linhas.
Anunciada na edição de 4 de Dezembro de 1926 da Gazzetta dello Sport, foi na Redacção do diário desportivo italiano – origem, também, da Volta à Itália (o Giro) em Ciclismo – que, pela mão do jornalista Giovanni Canestrini nasceu a ideia de criar uma nova prova de Automobilismo.
Canestrini atraiu para o seu projecto os pilotos Franco Mazzotti e Aymo Maggi, assim como o dirigente do Regio Automobili Club Renzo Castagneto, nascendo assim os “Quatro Mosqueteiros”.
Dessa forma nasceu uma prova que deveria ligar Brescia a Roma e depois regressar a Brescia, num total de 1.600 quilómetros, segundo os fundadores, era “o equivalente a 1.000 milhas imperiais”.
Com 77 automóveis à partida, essa primeira edição acabaria com o triunfo da dupla Nando Minoja -Giuseppe Morandi, ao volante de um O.M. 665 Superba, inscrito pela própria Officine Meccaniche (O.M.).
Assim nasceu uma história, interrompida nos anos da II Guerra Mundial (excepção feita a 1940) e depois retomada até 1957, ano em que ficou marcada por graves acidentes, que ditaram a sua proibição.
Uma história interrompida, depois, por 20 anos, já que em 1977 se realizaram as primeiras 1000 Miglia Históricas, depois repetidas em 1984 e a partir de 1986 e até 2020 sempre realizadas como prova de Regularidade.
No comments: