Primeira edição do rali faz hoje 110 anos… mas há outras efemérides.
Foi a 21 de Janeiro de 1911 que se realizou o Rallye Automobile International vers Monte Carlo. Assim se designou a primeira edição do que hoje conhecemos como Rallye de Monte-Carlo, cuja edição de 2021 se encontra na estrada. Mas, 21 de Janeiro, de outros anos, foi também um dia marcante na história da prova.
Recuando a 1911, foi nesse ano que, por iniciativa do Sport Automobile et Vélocipédique Monégasque (futuro Automobile Club de Monaco), cujo presidente de honra era o príncipe Alberto I, foi para a estrada uma concentração automobilística, com partida de seis cidades europeias: Paris, Bruxelas, Genève, Viena, Berlim e Boulogne sur Mer.
Dos 23 participantes apenas 15 chegariam ao Mónaco. Essa proeza, porém, não chegava para estabelecer a classificação final. Na realidade, o Rallye era uma mistura de prova desportiva com… um concurso de elegância, sendo declarado vencedor Henri Rougier, com um Turcat-Mery 25HP.
Volvidos 53 anos, também a 21 de Janeiro, mas de 1964, pela primeira vez o Rally Monte-Carlo teve como vencedor uma equipa tripulando… um Mini. Paddy Hopkirk-Henry Lindon levaram o pequeno Cooper S com o nº 37 ao que viria a ser o primeiro de três triunfos das máquinas britânicas (Makinen venceu em 1965 e Aaltonen em 1967).
Mas seria também a 21 de Janeiro, desta feita de 1966, que o Mini foi protagonista da maior “bronca” no Monte-Carlo. Foi nesse dia que os três Mini oficiais (e mais sete automóveis britânicos) foram desclassificados, por terem alinhado com lâmpadas não regulamentares.
No comments: