Jesus Réales-Jose Luis Barriga (VW Golf GTi) venceram a décima terceira edição do Rali Histórico.
A dupla Jesus Réales-Jose Luis Barriga, em VW Golf GTi, venceu a décima terceira edição do Rali Histórico Vila da Sertã, primeira prova do Campeonato de Portugal de Regularidade Histórica. Um rali onde os espanhóis dominaram amplamente.
Inicialmente comandado pela dupla “veterana” Rui Pereira-Filipe Menezes, no “eterno” Opel 1904 SR, a prova organizada pelo Lusitânia Automóvel Clube terminou com um domínio assinalável das equipas que foram até à Sertã para participar no rali inaugural do campeonato português.
Sempre muito regulares, os futuros vencedores só conseguiram, porém, garantir o triunfo nos dois últimos Sectores de Regularidade, de um total de 24.
É que, nas contas finais a vitória só foi garantida por 3,2 segundos, sendo que Réales-Barriga recuperaram 5,7 nesses dois sectores.
Quem deixou fugir o triunfo foram os bem conhecidos dos portugueses Marcos Fernandez-Adolfo Gonzalez, em Peugeot 205 GTi, que até começaram mal a prova, mas que foram recuperando ao longo do dia, apenas não conseguindo superar os vencedores com a meta à vista.
Terceiros classificados no final – e primeiros portugueses – Luís Carvalho-Sancho Ramalho, em BMW 2002, chegaram a parecer os únicos nacionais em condições de fazer frente aos espanhóis, algo que não concretizaram.
Apesar de tudo, conseguiram terminar à frente de Carlos Avila-Jose Manuel Barquilla, em VW Golf GTi, impedindo que todo o pódio fosse ocupado por espanhóis, sendo que no “top ten” as equipas do país vizinho terminaram em maioria (seis face a quatro portugueses).
Completaram o lote dos cinco primeiros António Magalhães-Ivo Tavares, em VW Golf GTi, seguidos, no lugar seguinte, de João Botequilha-Magda Ferreira, em Toyota Corolla 1.6 GTi-16.
A restante equipa nacional no “top ten”, que terminou na oitava posição da Geral, foi a dupla Bruno Pádua-Francisca Simões, que levaram o Skoda Favorit a mais um triunfo na Taça 1300.
Fotos: João Paulo Martinho
Bruno Pádua-Francisca Simões
No comments: