O último 911 SC/RS vendido por dois milhões

Chamado por alguns de “o Porsche esquecido”, fez parte da série de 21 unidades fabricadas em 1984.

Apresentado como uma das estrelas do mais recente leilão da Broad Arrow, o último dos 21 Porsche 911 SC/RS foi vendido por dois milhões de dólares. Não tanto como o que estava estimado, mas, ainda assim, um valor que é notícia.

Quando apresentou o seu catálogo para o leilão de Chattanooga, a Broad Arrow anunciava o 911 SC/RS como podendo valer entre 2.8 e 3.5 milhões de dólares. No leilão não chegou perto desses valores, mas recebeu logo uma oferta de dois milhões de dólares, que acabou por ser o valor de licitação.

E, continuando a falar em valores, não deixa de ser curioso que o mesmo automóvel tenha estado, já este ano, à venda no Bring a Trailer, tendo então recebido com oferta máxima 756.000 dólares.

Valor que, avisadamente, não chegou para convencer o vendedor, que por este Porsche pagou, há 20 anos, 156 mil euros, entregues ao primeiro (e até então único) proprietário do 911 SC/RS nº 21.

Resultante da decisão da Porsche de desenvolver um Grupo B para participar no “Mundial” de Ralis, o Porsche 911 SC RS Gruppe B “Evolutionsserie”, também conhecido internamente como Type 954, é uma mistura de vários modelos do fabricante alemão, dando ares de um Turbo ou de um 953 de tracção integral, mas que afinal era um tracção traseira, movido pelo tradicional seis cilindros boxer atmosférico, de três litros, que debitava 290 cavalos, para um peso total de 980kg.

Quando decidiu criar este modelo, a Porsche reservou para o seu acervo a primeira unidade e depois fabricou mais 20: cinco entregues à equipa Rothmans e 15 (“street-legal”) para serem comercializadas a privados.

A última dessas unidades – o automóvel agora vendido – foi entregue nova, a 6 de Março de 1984, a Tycho van Dijk, nerlandês radicado na Suíça, que semanas mais tarde alinhou com o Porsche à partida da edição desse ano do Tour de Corse.

Terminando na 14ª posição, essa foi a única competição que o Porsche fez, tendo muito pouco uso para além disso, ao ponto de se apresentar com pouco mais de 5.000 quilómetros percorridos.

Os dois milhões pagos serão muito ou pouco? Dieter Landenberger, chefe do arquivo histórico da Porsche, afirma que o 911 SC/RS é uma das criações mais raras e preciosas da empresa de Stuttgart. Ele deve saber do que fala…


Foto: Broad Arrow

O último 911 SC/RS vendido por dois milhões O último 911 SC/RS vendido por dois milhões Reviewed by Auto Vintage on 22.10.24 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.