Foi fundador e primeiro director do jornal AutoSport e da revista Turbo.
Faleceu José Vieira, o decano jornalista de Automobilismo, que ao longo da sua carreira foi, entre outras coisas, “pai” do jornal AutoSport e da revista Turbo.
Para os que acompanham o Automobilismo e a Imprensa especializada desde os anos 70 do século passado o nome de José Vieira era incontornável.
A convite de Vítor Direito, da CEIG (Cooperativa Editora de Impressão Gráfica), em 1977 criou o jornal AutoSport (nome escolhido pelo próprio, inspirado no congénere britânico), apresentado através de um número zero distribuído gratuitamente no Circuito de Vila do Conde desse ano.
A 1 de Setembro de 1977 o AutoSport chegou às bancas (na imagem a capa do nº 1), assumindo-se durante muitos anos como a referência do noticiário automobilisco português.
Uns anos mais tarde, em 1981 fundou uma outra publicação, ainda hoje nas bancas, a revista Turbo, da qual foi director até Maio de 1996.
Durante muitos anos, José Vieira foi, ainda, o único português a fazer parte do Júri do prestigiado prémio internacional “The Car of the Year”.
Amanhã, quarta-feira, na Igreja de S. João de Deus, em Lisboa, realiza-se, às 13:30 uma missa de corpo presente, seguindo-se o funeral, às 15:00, no Cemitério de Benfica.
No comments: