“Ayrton Senna Forever”: exposição única em Turin


Pilotos que vão disputar o G.P. Emilia Romagna (em Imola) prestaram homenagem ao malogrado campeão e a Roland Ratzenberger.


O Mauto, Museo Nazionale dell'Automobile de Turin, é palco, até 13 de Outubro, de uma extraordinária exposição sobre a vida de Ayrton Senna. Denominada “Ayrton Senna Forever”, a mostra reune desde o kart com que se iniciou até um Williams FW 16, da fatídica época de 1994. E muito, muito mais.

Ainda antes de falarmos da exposição de Turin, registe-se que este fim-de-semana, liderados por Sebastian Vettel, todos os pilotos da actual grelha da Fórmula 1 – que no domingo correm, em Imola, o G.P. Emilia Romagna – participaram num tributo a Ayrton Senna e a Roland Ratzenberger, os dois pilotos vitimados há 30 anos.

Regressando à exposição do Mauto, ali podem ser admirados os fatos, os capacetes, os troféus, inúmeras fotos e, claro, os veículos que Senna conduziu ao longo da sua carreira.

Tudo começando pelo kart da DAP, com o qual Senna (então ainda conhecido como Ayrton Senna da Silva) correu o “Mundial” de Karting, no Estoril, em 1979.

Está lá também o Van Diemen RF82, com que se destacou na Fórmula Ford, o Ralt-Toyota RT3, com que se impôs na F. 3 e depois toda a sequência dos monolugares que tripulou no patamar mais alto do Automobilismo.

Destes últimos – sendo que o Toleman TG184, com que se estreou na F. 1, saiu da exposição por umas horas, para ir participar a um tributo que decorreu no Mónaco –, o destaque vai para o McLaren MP4/6, de 1991, o último carro com o qual Senna se sagrou campeão mundial, e também um Williams FW 16, da fatídica época de 1994.

Em resumo, uma exposição sobre Senna como nunca se viu e que dificilmente se repetirá.








Fotos: Mauto 

“Ayrton Senna Forever”: exposição única em Turin “Ayrton Senna Forever”: exposição única em Turin Reviewed by Auto Vintage on 17.5.24 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.