VW Golf: 50 anos da entrada em produção

Campeão de vendas começou a ser fabricado a 29 de Março de 1974.

Apesar da generalidade da Imprensa ter antecipado a efeméride, a verdade é que só na passada sexta-feira, 29 de Março, se completaram 50 anos sobre o início da produção do VW Golf, um  campeão de vendas, que marca a História do Automóvel.

Na verdade, foi a 29 de Março de 1974, que a Volkswagen, na sua fábrica de Wolfsburg, deu início à produção em série do Golf. Ninguém sabia, nesse dia, que este automóvel compacto – o sucessor do lendário Carocha – se tornaria no maior sucesso da marca germânica e o automóvel europeu mais vendido de todos os tempos.

O modelo haveria de ser apresentado à Imprensa em Maio e as primeiras unidades do novo Golf foram vistas nos concessionários apenas em Julho de 1974.

Enquanto o Carocha e, consequentemente, os motores traseiros tinham dominado o panorama durante muitas décadas, começou finalmente uma nova era: a do motor transversal montado à frente.

A VW já tinha iniciado esta transição pouco tempo antes, com o Scirocco e o Passat. Com o Golf, o segmento de maior volume de vendas passou a utilizar também esta nova tecnologia.

Enquanto sucessor do lendário Carocha, do qual foram produzidas mais de 21,5 milhões de unidades, o Golf desenhado por Giorgio Giugiaro e pela VW Design tinha de estar à altura das elevadas expectativas para perpetuar a história de sucesso do automóvel mais bem-sucedido de todos os tempos até então.

E conseguiu-o em todos os aspetos já que em Outubro de 1976, o Golf já tinha atingido a marca de um milhão de unidades vendidas.

Hoje, já na oitava geração, foram vendidos mais de 37 milhões de Golf e o modelo tornou-se um marco incontornável na História do Automóvel.


Foto: VW Newsroom

VW Golf: 50 anos da entrada em produção VW Golf: 50 anos da entrada em produção Reviewed by Auto Vintage on 2.4.24 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.