Joaquim Santos 1952-2024

Partiu um dos maiores pilotos nacionais (quatro vezes campeão), recordista de vitórias em Ralis.

Vítima de doença súbita, faleceu hoje, em Penafiel, sua terra natal, o piloto Joaquim Santos, por quatro vezes campeão nacional de Ralis e o piloto que mais vitórias conseguiu em provas nacionais, o que fazia com que para muitos Joaquim Santos fosse o “maior” de todos os tempos.

De seu nome completo Joaquim Coelho da Rocha Santos, nasceu em Penafiel a 9 de Junho de 1952, manifestando cedo a sua paixão pelo Automobilismo e os seus dotes de condução.

Fez a sua estreia em 1974, no Rali do Sport Clube do Porto, prova do Campeonato Regional de Iniciados. Alinhou, então, ao volante de um Datsun 1200, automóvel ao volante do qual viria a dar nas vistas, não tanto pelos resultados, mas pelos dotes de condução que, até 1978, logo evidenciou.

Utilizando em 1979 um Opel Kadett GT/E, do Team Lopes Correia, foi com essa máquina, navegado por Albino Tristão, que conseguiria a primeira das suas vitórias – de um total de 46, ainda hoje um máximo nacional –, no Rali James/Póvoa de Varzim.

As suas qualidades davam nas vistas e acabou por ser chamado a integrar o Team Diabolique, no qual, tendo o Dr. Miguel Oliveira como navegador, haveria de somar a maior parte dos triunfos e três títulos nacionais (1982, 1983 e 1984).

Com o Ford Escort RS 1800 (20 vitórias), o RS200 (cinco êxitos), Sierra Cosworth (12 triunfos) e o Sierra Cosworth 4×4, construiu um palmarés inigualável.

Depois, após o fim da Diabolique (1990), Joaquim Santos deu continuidade à sua carreira na Salvador Caetano/Toyota, conduzindo um Toyota Celica GT-4 (tendo Carlos Magalhães como navegador), que levou ao seu quarto título nacional, em 1992.

Tendo experimentado as corridas de Velocidade, o Autocross e o Rallycross, foi nos ralis que Joaquim Santos sempre se sentiu melhor, retirando-se como um dos melhores (para alguns, mesmo, “o melhor”) pilotos de Ralis do panorama português.

Cerca de dois anos depois do falecimento do Dr. Miguel Oliveira, a célebre dupla do Team Diabolique reencontra-se em outro mundo.

À família e aos muitos amigos que o veem partir, a Auto Vintage endereça as suas mais sentidas condolências.

Joaquim Santos 1952-2024 Joaquim Santos 1952-2024 Reviewed by Auto Vintage on 18.3.24 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.