Cinco equipas (dos 242 inscritos) partiram de Glasgow. Restantes arrancam amanhã de Bad Hombourg, Reims e Milão.
A 26ª edição do Rallye Monte-Carlo Historique arrancou hoje, com cinco carros a partir de Glasgow. Na lista de inscritos, há 242 automóveis, cada um mais lendário que o anterior. A começar pelo Lancia Fulvia 1.3S dos suíços Claudio Enz e Cristina Seeberger, fabricado em 1970 e vitorioso no ano passado, que terá nº 1.
Reservada aos automóveis nascidos entre 1911 e 1983, esta 26.ª edição arrancou na Escócia, com verificações e saída de cinco automóveis: um Alpine-Renault A310 V6, um Porsche 911 Carrera 3 litros, um Ford Cortina GT e um Volvo 123 dos anos 60, sem esquecer um MG B de 1978.
Todos os demais competidores partirão amanhã de Bad Hombourg (Alemanha), Reims (França) e Milão (Itália), com o mesmo destino: o Principado de Mónaco, para ali chegar na tarde de sexta-feira.
Como habitualmente, a lista de marcas envolvidas é suficiente para incentivar os espectadores a comparecerem em grande número à beira da estrada durante uma semana.
Além de uma miríade de modelos da Lancia de todas as idades, incluindo Stratos, haverá, claro, Porsche, Alfa-Romeo, Opel, Renault, Alpine-Renault e os mais recentes VW Volkswagen GTi.
Entre os pilotos, há “simples” amadores e também figuras destacadas, como Bruno Saby, vencedor em 1988 do rali na versão Campeonato do Mundo, num Lancia Delta HF com as cores da Martini Racing, e que este ano parte com o nº 38, ao volante de um Ford Capri 2.3S, de 1970, que conduziu no ano passado, tendo como navegador Denis Giraudet.
Voltando ao programa da prova, depois do Percurso de Concentração, como antigamente, as coisas sérias começarão no sábado com a Etapa de Classificação e depois a Etapa Comum.
No menu, 17 especiais de regularidade (SR) e inúmeras pausas.
Este ano, a cidade de Privas, em Ardèche, planeou nomeadamente uma recepção suntuosa aos concorrentes, assim como Valence, capital de Drôme, que será a sede do rali durante uma semana. E como muitas cidades e aldeias dos vários departamentos atravessados onde serão organizados buffets ou lanches, dependendo da hora do dia.
No comments: