Partiu o verdadeiro “faz tudo” da Porsche, mecânico, piloto e, até, duplo de Steve McQueen.
Lamentando a sua morte, a Porsche anunciou o falecimento de Herbert Linge, um nome pouco conhecido para o papel que teve na marca. Foi mecânico, piloto e, até, duplo de Steve McQueen…
Nascido a 11 de Junho de 1928, pelo local do nascimento vê-se logo a sua ligação à Porsche: Weissach. Terá sido ele a sugerir a Ferry Porsche a instalação na sua terra natal do centro desenvolvimento da marca.
Trabalhando desde os 14 anos de idade, aquando da passagem da Porsche de Gmünd para Estugarda, Linge foi o primeiro mecânico contratado pela marca.
Depois seguiram-se décadas de fidelidade total à Porsche, onde foi um verdadeiro “faz tudo”.
Nos primeiros anos cabia-lhe efectuar o teste final a cada carro, antes do mesmo ser entregue ao cliente. Um par de anos mais tarde, em 1952, foi enviado para os Estados Unidos, para ali estabelecer a (até então inexistente) a rede nacional de atendimento ao cliente.
Regressado à Alemanha, passou a desempenhar as funções de piloto de testes e depois de corrida.
Por três vezes foi co-piloto na Panamericana e, ao lado de Hans Herrmann, com um 550 Spyder, alcançou a vitória na classe na Mille Miglia de 1954.
O volante foi-lhe confiado em vários ralis, tendo vencido o Liège-Roma-Liège de 1954, o Tour de Corse de 1960 e a Maratona de la Route, em Nürburgring, em 1967.
Alinhou 11 vezes à partida das 24 Horas de Le Mans, nas quais, em 1965, venceu o “Índice de Performance”. No mesmo ano terminou em quinto lugar o Rallye de Monte Carlo, no que foi o primeiro resultado importante no automobilismo para o ainda jovem 911.
A sua participação em Le Mans em 1970 teve, entretanto, uma motivação diferente: dobrar Steve McQueen, que então rodava o filme “Le Mans”.
Como o próprio contou, “por razões de seguro, Steve não pôde participar na corrida. Mas ele queria imagens reais para o seu filme e com o 908 consegui-as para ele”.
Nos últimos anos antes da reforma, Linge dedicou-se às questões de segurança, sendo pioneiro na implementação da instalação de extintores a bordo dos automóveis de competição.
Foto: Porsche Newsroom
No comments: