Rally Rainha Santa: em nome do pai e do filho


António Costa-Nuno Costa (Peugeot 205 Rallye) dominaram por completo a quinta prova do “Nacional” de Regularidade.


Parece um texto religioso, mas não é: no Rainha Santa, o pai (António Costa, o condutor) e o filho (Nuno Costa, o navegador) foram quem menos pecou, por avanço ou por atraso, e assim venceram a quinta prova do “Nacional” de Regularidade.

Não sendo o único rali do Campeonato de Portugal de Regularidade Histórica a utilizar o nome de uma figura elevada aos altares – a terceira prova foi o Santa Joana –, o Rali do Clube Automóvel do Centro (CAC) também terá tido alguns “pecados” da organização, mas nada que tenha a ver com a vitória dos Costa e do seu pequeno Peugeot 205 Rallye, que assim também foram os vencedores entre os menos de 1300.

Sendo este Rali do CAC, tal como a edição anterior, bem diferente do “tradicional” Rainha Santa – não só a área geográfica, devido aos apoios recebidos, mudou do interior do distrito de Coimbra para os concelhos de Miranda do Corvo e Soure, como também pelo menor ritmo e dureza – a prova teve controlos mais do que suficientes para ditar o ordenamento final.

Como dissemos, António Costa-Nuno Costa dominaram ao longo de todo o dia, chegando ao final dos 16 sectores de regularidade controlados com 38 segundos de vantagem para os segundos classificados.

Estes – que até nem fizeram uma má prova, mas não o suficiente para vencer – foram os antigos campeões nacionais, António Ramos-Ivo Tavares, em Toyota Corolla GTi 16, seguidos, não de muito longe, de Paulo Braga Lino-Tiago Caio, em automóvel idêntico.

Foi só no último sector de regularidade que ficou entregue o segundo posto, pois Braga Lino-Caio ocupavam essa posição anteriormente. Apesar de tudo, seguraram o último lugar do pódio“ por três segundos.

E, voltando ao tom religioso, registe-se não só que a edição deste ano do Rainha Santa teve como palco final o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha e que na FPAK se deu um “milagre”: as classificações dos “Nacionais” após esta prova já foram publicadas.

A duas provas do final do Campeonato, António Costa lidera entre os condutores (82 pontos) sendo seguido de António Ramos (60). Entre os Navegadores lidera Ivo Tavares (85 pontos), seguido de Nuno Costa (82).


Fotos: Rui Correia



António Ramos-Ivo Tavares, Toyota Corolla GTI 16, segundos classificados



Paulo Braga Lino-Tiago Caio, Toyota Corolla GTI 16, terceiros classificados



Paulo Trindade-Tiago Moura, BMW E30 318i, quartos classificados



João Azeiteiro-Sancho Ramalho, BMW E30 325i, quintos classificados

Rally Rainha Santa: em nome do pai e do filho Rally Rainha Santa: em nome do pai e do filho Reviewed by Auto Vintage on 10.7.23 Rating: 5

No comments:

Powered by Blogger.