Programa de comemorações do Centenário alarga-se de 1 de Junho a 2 de Julho.
Dia 26 de Maio de 1923. 16:00 horas. Em Le Mans, uma grelha composta por 33 automóveis arranca para uma corrida de 24 horas, algo inédito o tempo. Foi o início de uma lenda, que festeja agora o seu Centenário.
A ideia nasceu em 1922, no decorrer do Salão de Paris. Georges Durand, em nome do Automobile Clube de L´Ouest (ACO), reuniu-se com Charles Faroux, jornalista do "L´Auto" e da "Vie Automobile", para o desafiar a organizar uma corrida de longa duração. Emile Coquille, director da sociedade Rudge-Whitworth, junta-se à conversa e do encontro nasce o Grand Prix d'Endurance de 24 Heures “Coupe Rudge-Withworth”, que hoje todos conhecemos como 24 Horas de Le Mans.
Passados 100 anos, o programa oficial das comemorações – num ano onde o evento é comemorado um pouco por todo o Mundo – tem início no próximo dia 1 de Junho, com a inauguração da Exposição do Centenário, que ficará patente ao público até
ao dia 2 de Julho.
Com a edição deste ano das 24 Horas a correr-se a 10 e 11 de Junho, na véspera da corrida a RM/Sotheby’s leva a cabo um leilão de 21 automóveis que correram a mítica prova.
Mais tarde, de 29 de Junho a 2 de Julho, tem lugar mais uma edição do Le Mans Classic, que este ano foi escolhido para culminar as comemorações.
Poucos se lembrarão hoje, mas no final das primeiras 24 Horas, o primeiro a passar a linha de meta foi o Chenard et Walcker que foi conduzido pelos franceses André Lagache e René Léonard, que percorreram 2.209,536 quilómetros, correspondentes a uma média de 92,064km/h.
No comments: